Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Líder: Coco Chanel

Responsável por grande parte das principais mudanças no vestuário feminino ocorridas no século XX.
A luta praticamente começou em 19 de agosto de 1883, quando Gabrielle Bonheur Chanel, nasceu em Saumur, na França. Órfã de mãe, abandonada pelo pai, em um internato de freiras e colocada em sala de aula separada por não possuir uniforme. Quer começo mais trágico que esse? Pois é, assim começa a trajetória de uma das mais famosas estilistas da história da moda.
Após os seus 16 anos, saiu do internato e se empregou como vendedora em uma loja e, à noite, cantava num cabaré em Moulins, interior da França. Foi nesse cabaré que conheceu e se apaixonou por Étienne Balsan, um jovem afortunado militar. Foi lá também onde ganhou o apelido de Coco, daí em diante substituto do seu primeiro nome, pois ela só sabia cantar duas músicas: “Ko Ko Ri Ko Ko” e “Qui Qu’a Vu Coco?”. Balsan a levou para sua casa em Royallieu, perto de Paris, e lá, durante dez anos, Chanel leva la belle vie sem grandes preocupações.
Já nessa época se delineava o seu estilo próprio inconfundível de vestir: no início do século e final da Belle Époque, Coco Chanel aboliu os corpetes e espartilhos para adotar allure (estilo) masculinizada, lânguida e desestruturada, com calças de montaria e spencers de malha.
Sua maneira de vestir causou polêmica entre as mulheres de uma sociedade incapaz de aceitar “aquela cortesã”. Mas, se as mulheres apresentavam restrições, os homens se deixavam seduzir por aquele tipo forte e determinado que já fazia despontar uma nova elegância. Aliás, anos mais tarde, o escritor Bernard Shaw apontou-a, ao lado de Marie Curie, como uma das duas mulheres mais interessantes do século XX, justificando seu comentário: “Chanel é um gênio porque libertou a mulher de uma prisão secular”.
Segundo a lenda, seu maior incentivador e sua grande paixão era Arthur Capel, amigo de Balsan, que, logo, levou a estilista para Paris e presenteou-a com sua primeira loja em Deauville (o mais chique e nobre dos balneários franceses), batizada de Gabrielle Chanel. Seus cortes simples encantaram e, em 1913 (antes da 1ª Guerra Mundial) abre, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville (um dos elegantes centros da França na época) e em Paris.
Em 1916, abre uma loja de Alta Costura em Biarritz e, em 1920, fixa-se definitivamente na Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até hoje. Em 1922, criou o famoso Chanel n°5, que alavancou seus negócios e se tornou legendário.
A partir de 1940, o medo de ladrões e assassinos levou Chanel a renunciar parcialmente aos seus admirados aposentos. Ela passou a dormir no Hotel Ritz, então. Com mais de 70 anos, a estilista resolve reabrir seu ateliê, em 1954, depois de tê-lo fechado por mais de 15 anos por causa da Guerra. Depois de recuperar sua fama e seu lugar de primeira dama da moda francesa e de reinar por mais duas décadas com o mesmo brilho de antes da II Guerra, Coco Chanel falece misteriosamente em sua luxuosa suíte do Hotel Ritz, em janeiro de 1971.

O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrands, somente a marca CHANEL está avaliada em US$ 5.83 bilhões, ocupando a posição de número 58 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. Atualmente é a quarta marca mais valiosa do mundo fashion.
A marca no mundo
A marca CHANEL, um grande império que inclui alta costura, bolsas, sapatos, jóias, acessórios e perfumes, é controlada pela família Wertheimer, possui cerca de 100 lojas próprias ao redor do mundo, além de ser dona da Eres, uma marca que vende linhas beachwear e lingeries.
"Quantas preocupações desaparecem quando a gente se preocupa não em ser alguma coisa, mas em ser alguém." - Gabrielle Coco Chanel
Fontes: http://powerfullbrands.blogspot.com/2007/09/chanel.html http://revistaepoca.globo.com/Epoca/0,6993,EPT957502-1655,00.html Livros: A Evolução da Moda Feminina no Século XX, MARCOS HAMERSKI A Moda no Século XX, SENAC

Questão escolha simples:
Em que país Coco Chanel nasceu?
a) Suíça;
b) França;
c) Inglaterra;
d) Alemanha.

Questão dissertativa:
Por qual razão a estilista ficou mais conhecida por Coco Chanel e não pelo seu nome verdadeiro Gabrielle Bonheur Chanel?
Resposta esperada:
Porque ela só sabia cantar duas músicas no cabaré onde trabalhou: “Ko Ko Ri Ko Ko” e “Qui Qu’a Vu Coco?”.

Publicado em nome de Juliana Rezende Moura