Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Negociação: Carrefour compra Atacadão por 2,2 bilhões de reais

O carrefor , segundo maior grupo varejista do mundo, anunciou a compra da rede brasileira Atacadão por 2,2 bilhões de reais. A maior aquisição do grupo no Brasil o coloca na liderança do segmento no país, ultrapassado o grupo Pão de Açúcar.
Com a compra, o Carrefour pretende atender ás classes C e D, nas quais não estava muito presente, segundo o diretor-superintendente da empresa Brasil, Jean-Marc Pueyo.
" A aquisição se encaixa na nova estratégia multiformato do Carrefour porque atende as classes C e D . O Carrefour atende mais as classes A e B. Outras lojas, como (da bandeira) o Dia%, atendem classes menores, mas o Atacadão atende as classes C e D de forma diferente, com preços baixos e simplicidade", disse Pueyo a jornalista.
Todo o dinheiro para a compra virá da matriz Francesa e o grupo manteve os planos de investimentos de 600 milhões de reais no Brasil este ano para a abertura de novas lojas com as bandeiras Carrefour , Carrefour Bairro e Dia %. O Atacadão, por sua vez, tem previsão de abrir 4 unidades em 2007.
Pueyo informou que o nome Atacadão será mantido, asim como toda a equipe da empresa, incluindo os sócios, que atuarão como conselheiros na transição do controle do negócio ao carrefour.
O Atacadão possui 34 hipermercados e teve no ano passado vendas líquidas equivalentes a 1,5 bilhão de euros, atingindo uma participação de mercado de 4 por cento ,segundo informações do Carrefour. A empresa tem lojas em sete Estados e no Distrito Federal.
O Carrefour Brasil tem 109 hipermercados, 34 supermercados e 258 lojas de desconto Dia %. O grupo está presente em 13 estados e no Distrito Federal, e registrou em 2006 um faturamento de 3,8 bilhões de euros.
Com a compra do Atacadão, o faturamento do Carrefour Brasil passa a representar 8 por cento das vendas do grupo no mundo. Os principais rivais do Carrefour no Brasil são o Pão de Açucar e o norte-americano Wal-Mart, que vem mostrando estratégia agressiva de crescimento no país.
Questão escolha simples:
Por quanto foi a compra?
a) R$ 2,2 bilhões
b) R$1,12 bilhões
c) R$3,8 bilhões
d) R$2,25 bilhões

Questão dissertativa;
O que o Carrefour pretende com esta compra?
Resposta esperada:
Atender as classes C e D.