Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Negociação: Grupo Pastor Dohms compra a Escola Cavalhada e obtém aval do CNE para curso superior

A Comunidade Evangélica de Porto Alegre, mantenedora do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms, na Capital, está ampliando a presença no Estado. Ontem, dia 16 de outubro, a entidade assumiu a administração da Escola Cavalhada, na zona sul de Porto Alegre (rua Augusto Comte, 95/Cavalhada), que passou a ser a quinta unidade do Centro de ensino Médio Pastor Dohms. Outra novidade é que o Conselho Nacional de Educação (CNE) autorizou a criação de Faculdade de Tecnologia Pastor Dohms. No caso da Escola Cavalhada, a nova direção-geral afirma que, até o final do ano letivo, a instituição continuará com seu projeto pedagógico, regras e calendário. A partir de 2008, a Unidade Zona Sul integrará o projeto pedagógico do Dohms. "Escolhemos a Cavalhada por ter um projeto moderno e ao encontro da visão de Ensino do Dohms", explica o diretor. "Até o final deste ano, serão mantidos todos os colabores e rotinas acordadas entre escola, família e alunos", garante. Belmiro esclarece que as rematrículas e as matrículas serão feitas com base no projeto pedagógico do Dohms e a manutenção dos colaboradores dependerá da disposição de assumir a nova proposta.

Centro de Ensino Médio Pastor Dohms;
Mantenedora: Comunidade Evangélica de POA – CEPA
Patrocinadora: Paróquia Martin Luther
Parceira: Paróquia São Mateus
Direção Geral: Belmiro Meine
Atualmente com 4 unidades: Higienópolis, Lindóia, Capão da Canoa, e Camaquã.
O Centro de Ensino Médio Pastor Dohms foi fundado em 1931 por iniciativa de moradores do bairro Higienópolis, apoiados pela Comunidade Evangélica de Porto Alegre, pelo Consulado Alemão e por algumas empresas importantes da cidade. Foi denominado inicialmente de Deutsche Evangelische Gemeindeschule. Iniciou suas atividades com uma turma de 9 alunos, tendo suas primeiras instalações localizadas na Rua Dom Pedro II, nº 111. Em dezembro de 1935, a Instituição deixa esse prédio e se transfere para as dependências da SOGIPA, a convite dos Harberer (bávaros). Passa a atender seus alunos em pequenas salas embaixo da atual Igrejinha em 1936, recebendo então o nome de Martin Luther Schule, inserindo-se, assim, de forma definitiva no contexto da Paróquia Martin Luther, ligada à Comunidade Evangélica de Porto Alegre(CEPA). Em função do processo de nacionalização, a Escola é fechada em 1938, sendo reaberta no ano seguinte com o nome de Colégio Martin Lutero. Em 1946, passa a denominar-se Escola Particular D. Pedro I. Ao passar a denominar-se Ginásio Evangélico Pastor Dohms, em 1959, inicia o curso ginasial, ampliando a abrangência de sua atuação. Em 1975, acontece a implantação do 2o. Grau, com as terminalidades de Desenhista de Arquitetura e Auxiliar de Contabilidade, denominando-se, por força de lei, de Escola de 1o. e 2o. Graus Pastor Dohms.

Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental do Bairro Cavalhada
Mantenedora: Sociedade Educacional Cavalhada LTDA.
Diretoria: Sandra Barwinkel – Administradora e Laura Rejane Moni – Pedagoga
Fundada a 19 anos, possui 18 professores e 246 alunos de educação infantil e ensino fundamental.
A atual direção se diz tranqüila quanto à passagem das Mantenedoras, uma vez que reconhece a capacidade de gerenciamento educacional e a seriedade com que a Instituição Dohms atua. Reconhece, ainda aproximação no que se referem a sua visão de mundo, construção do cidadão, proposta pedagógica, enfim, merecedora de nossa total confiança.


A aquisição se deu a partir de quase 2 anos de negociação, pesquisa, e avaliações que envolveram diversas e diferentes tentativas de se buscar um espaço adequado e que finalizasse por uma negociação saudável para ambos os lados. Foi arrendado todo o espaço por um período de 10 anos.
A opção por aceitar a transferência da Escola Cavalhada teve por motivação o qualificado trabalho pedagógico desenvolvido por essa instituição, o que em muito facilitará o processo de implantação e desenvolvimento da proposta pedagógica e de gestão do Dohms.

Fonte: Correio do Povo – 17/10/2007 e http://www.pastordohms.com.br/

Questão escolha simples:
Quanto tempo durou a negociação para que ambas as partes saíssem satisfeitas:
a) seis meses
b) um mês
c) 1 ano
d) 2 anos

Questão dissertativa:
Qual foi o principal motivo para que o Grupo Pastor Dohms adquirisse a Escola Cavalhada?
Resposta esperada:
O qualificado trabalho pedagógico desenvolvido pela instituição, o que em muito facilitará o processo de implantação e desenvolvimento da proposta pedagógica e de gestão do Dohms.