Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Líder: Márcio Alcalde Vieira Pinheiro

- Idade: 39
- Nascido em: Porto Alegre, RS
- Atuação no momento: CEO Engeltec Soluções Digitais. Na Engeltec desenvolvemos soluções digitais para resolver problemas de negócio existentes em nossos clientes. Está localizada dentro da incubadora Raiar, na PUC.
- Escolaridade: Graduado em Informática pela PUCRS-1992
- Experiências profissionais passadas:
Diretor Presidente da Quattuor Informática S/A (falar sobre a empresa e o cargo)
Empresa da área de Tecnologia da Informação especializada em consultoria e projetos de infra-estrutura, suporte técnico e treinamento em tecnologia Microsoft e Cisco, reconhecida como melhor Microsoft Solution Provider so Brasil em 1997. Atuei como presidente da empresa em sua mudança para de LTDA para S/A até o venda da empresa para investidores em 2005.
- Gostaria de ter sido: Piloto de Corrida
- Jamais poderia trabalhar como: Astronauta
- Ainda pretendo: Ter uma fazenda e criar gado.
- O melhor conselho que já recebeu: “Não ponha todos os ovos na mesma cesta”
- Sonho profissional: Trabalhar de terça a quinta. Estudar nos outros dias.
- Guru: Não tenho um específico. Gosto de algumas lições de Franklin Delano Roosevelt e do papa do marketing, Philip Kotler.
- Pior gafe: Não ter conhecimento suficiente para discutir negócios com o presidente de uma empresa famosa, aos 21 anos de idade.
- Fã número 1: Um grande amigo.
- Qualidades, virtudes: Estudioso, pensador, filósofo.
- Alguns defeitos: Estudar demais, pensar demais, filosofar demais.
- Você se considera um empreendedor, porquê?
Sim, no sentido literal. Fiz minha carteira profissional por obrigação e tive apenas um emprego, por 32 dias. Nunca me encaixei no modelo tradicional empresa/funcionário, mas acredito que mais pelos erros do modelo atual onde nem sempre a criatividade e a inovação se encaixam no dia-a-dia.
- Você se considera um líder?
Sim, já fui líder várias vezes pois dirigi ou coordenei o trabalho de grupos de profissionais competentes e inteligentes e nunca precisei usar de coerção para fazê-los dar o melhor de si. Sempre procurei servi-los e dar suporte para a realização de seus objetivos. Acredito que tenha nascido com um certo espírito de liderança, mas tive que desenvolve-lo bastante, principalmente no compartilhamento e na compreensão das necessidades humanas.
- O negócio do futuro será: Vender idéias.
- A melhor técnica de gestão é: Trabalhar em dobro.
- O imperdoável numa negociação é: Desonestidade.
- Ser líder é fundamental para ser um bom administrador?
Não. Existem excelentes líderes que são péssimos administradores e grandes administradores que são péssimos líderes. Acho que tentar unir as duas atribuições a uma só figura pode ser um fardo grande demais. Os que conseguem ficam ricos!
- O que é fundamental numa negociação:
Fazer com que o cliente perceba o valor do que está comprando.
- Na minha equipe não pode faltar: Bom humor, curiosidade e determinação.
- O que me tira do sério: Cara feia.
- No meu escritório não pode faltar: Internet, café e música.
- O que mais gratifica no meu trabalho: O aprendizado constante.
- Dica/conselho para os futuros administradores/empreendedores: Sonhar não significa não fazer agora.
- Algo a acrescentar: “É fazendo que se aprende a fazer o que temos que aprender a fazer”
- O que o levou a abrir um negócio na área da gastronomia, pois recordo que falaste que é sócio de uma pizzaria, correto?
Sim, sou sócio da Pizzaria A Lenha. Na verdade é uma franquia que abrimos na Padre Chagas, Moinhos de Vento. A proposta surgiu através de um amigo e deu certo, pois conseguimos oferecer um serviço diferenciado. São oportunidades que surgem e que temos ter perspicácia para aproveitá-las.
- Comentaste que estás entrando em um outro ramo de atividade, bem diferente do que atua, na área de lixo reciclado. O que o levou a entrar neste ramo de atividade e qual sua expectativa.
- O que me levou para este nicho foi o novo, é algo diferente e que está sendo descoberto pelo mercado. Ainda não temos todo o conhecimento e por isso estamos mais aprendendo que gerenciando. Mas as perspectivas de crescimento e rentabilidade é ótima.

Fonte: Entrevista elaborada e aplicada por Themis Tubino

Questão escolha simples:
Na equipe do Marcio o que não pode faltar?
a) iniciativa, espírito de equipe e responsabilidade.
b) bom humor, curiosidade e determinação.
c) curiosidade, responsabilidade e dinamismo.
d) iniciativa, bom humor e dinamismo.

Questão dissertativa:
Você concorda com o Marcio quando ele diz que ser líder NÃO é fundamental para ser um bom administrador? Justifique.
Resposta esperada:
Sim, Existem excelentes líderes que são péssimos administradores e grandes administradores que são péssimos líderes. Um empresário poderá ter as duas qualificações, mas uma não anula a outra, pelo contrário, quando se tem as duas atribuições pode-se dizer que realmente tem tudo para dar certo.