
O que é o Facebook?
É uma ferramenta tecnológica (é um site de social networking estilo o Orkut mas "melhorado", com os mesmos elementos de toda rede social que se preze: perfis, convide seus "amigos", poste o que está fazendo, seus projetos, fotos, vídeos, entre outros) criada por Mark Zuckerberg, um jovem superinteligente que estudava numa faculdade importante, Harvard. Ele lança a novidade e recebe ótimas críticas. Alguns figurões começam a rondar o dormitório para conhecê-lo. Aí, ele desiste da faculdade para cuidar de seu rebento e mudar o mundo. Em apenas três anos, o que começou como um site para unir alunos da faculdade se transformou no maior concorrente do MySpace, principal site de relacionamento, controlado pelo magnata da mídia Rupert Murdoch. A grande diferença em relação aos concorrentes é que no Facebook sua página só é vista por quem você permitir. Ele é baseado não em personagens criados apenas para a internet, mas em redes de pessoas do mundo real, interessadas em conhecer melhor umas às outras. Além disso, oferece serviços que facilitam o intercâmbio de informações. Hoje, o Facebook é o quinto maior site dos Estados Unidos, com 39 milhões de usuários cadastrados, atrás do Yahoo!, do Google, do MySpace e do YouTube.
Fundado por Zuckerberg em 2004, em seu quarto na Universidade Harvard, o Facebook agora tem dois prédios (logo serão três) de modernos escritórios e emprega 200 pessoas, todas com salários competitivos e pacotes de benefícios atraentes, que incluem três refeições por dia e serviço de lavanderia.
Segundo o comScore Media Metrix, que monitora a atividade na internet, 1% de todo o tempo gasto na rede é passado no Facebook. A comScore também o coloca em primeiro lugar entre os sites que oferecem ferramentas para compartilhar fotos na rede. Seis milhões de fotos são adicionadas no site por dia. E ele está começando a competir com o Google e outros gigantes da tecnologia como destino dos principais talentos no Vale do Silício. De acordo com a analista sênior do eMarketer (empresa americana de marketing virtual), Debra Aho Williamson, o Facebook deverá ter uma receita próxima a US$ 100 milhões neste ano.
Para os brasileiros, no entanto, há dois problemas. A maioria dos seus amigos usa o limitado Orkut. A solução disso é simples: não é muito difícil convencer um amigo da mudança, porque em todos os aspectos o Facebook é superior. O outro problema é a barreira do idioma, já que o Facebook por enquanto só está disponível em inglês.
Ele possui várias vantagens em relação ao Orkut como:
-> Sem propaganda – No Facebook não há anúncios.
-> Sem spams – Se você não está interessado em saber as novas tendências dos spams no Orkut saiba que não há spams no Facebook.
-> Privacidade – No Facebook o seu perfil pode ficar visível apenas para os seus amigos. Quem não é amigo vai apenas ver seu nome e a opção de enviar uma mensagem ou adicioná-lo como amigo.
-> Design –No Facebook tudo é mais clean. O site é praticamente todo feito em tons de azul, preto e branco, o que faz a navegação menos cansativa. É possível customizar a aparência do seu perfil, adicionando/removendo campos e alterando sua posição.
-> Fotos – O álbum do Orkut suporta apenas 12 fotos, com tamanho máximo de 5mb. No Facebook não há limites de fotos, nem de tamanho. E o melhor: você pode fazer álbuns personalizados com ferramentas como o Slideshow e o Photobucket. Você ainda pode compartilhar álbuns nos perfis dos amigos, colocar tags nas fotos e mandar as fotos tiradas no seu celular direto para o Facebook.
-> Chat – É impossível conversar no Orkut a não ser através de múltiplos recados. No Facebook, há mais de 40 tipos de aplicativos que disponibilizam chats no seu profile. No popular Chizzat! há mais de 20 mil usuários cadastrados. Como uma sala de bate papo normal, pode-se conversar no “geral” ou abrir janelas privadas. Há também diferentes tipos de interação, como a ferramenta “My questions”, onde você coloca uma pergunta no seu profile para que seus amigos respondam.
-> Feeds – O Orkut tem uma ferramenta de feed, bem subutilizada, que permite que você adicione cinco feeds ao seu perfil, como atualizações do seu blog, do seu flickr ou sites de notícias. Na primeira página do Facebook, assim que você faz o login, são mostrados os feeds dos seus amigos, como as alterações que eles fizeram no perfil, os aplicativos que eles adicionaram ou qualquer evento ou site que eles postaram. Sem necessidade de fazer qualquer alteração no seu perfil.
-> Compartilhamento - No Facebook você pode compartilhar tudo: links, vídeos, fotos, blogs, músicas. Na seção “Posted Items” tudo o que você precisa fazer é colocar a url do arquivo que você quer compartilhar e os seus amigos poderão ter acesso ao arquivo. Também é possível instalar um bookmarket no seu navegador e assim, mesmo que você não esteja no site do Facebook, é possível adicionar arquivos para compartilhamento.
-> Interface do usuário – A interface do Facebook é muito mais agradável e inteligente. O seu perfil já mostra um preview dos seus álbuns de fotos, seus aplicativos, seus recados,seus feeds, tudo na mesma página, de forma bem organizada. No Orkut, além do visual quadradão, você tem que abrir todos aqueles links e etc.
-> Aplicativos – Oferece centenas de aplicativos para o usuário gerenciar sua página.
Situação Yahoo:
Desde 2006 o Yahoo está sob pressão para fechar um acordo de aquisição da Facebook.com, o segundo maior site de redes sociais dos Estados Unidos, a fim de recuperar o atraso com relação ao Google.
O acordo do Google para comprar o site de vídeo online YouTube força os demais concorrentes de grande porte no mercado de Internet a agir rapidamente, à medida que aumenta a confiança quanto ao segmento e que as avaliações das companhias crescem.
O acordo do Google para comprar o site de vídeo online YouTube força os demais concorrentes de grande porte no mercado de Internet a agir rapidamente, à medida que aumenta a confiança quanto ao segmento e que as avaliações das companhias crescem.
Além do YouTube, do Facebook e do site líder de redes sociais, o MySpace, adquirido um ano atrás pela News Corp., há poucas empresas de escala atraente disponíveis no mercado para aquisição por empresas de mídia. Mas transações semelhantes podem acontecer mesmo assim.
Proposta e negócio não aceito:
No fim do ano passado, um blog chamado TechCrunch divulgou alguns documentos que dizia ser parte de uma avaliação do Facebook feita pelo Yahoo!. Os documentos estimavam que o Facebook geraria US$ 969 milhões em receita, com 48 milhões de usuários, até 2010.
Recentemente proposta de US$ 1 bilhão, feita pelo gigante Yahoo, para Mark vender seu emergente negócio. Ele recusou US$ 1 bilhão – e antes já havia rejeitado outra oferta, de US$ 750 milhões do grupo de mídia Viacom – pelo Facebook (atua em 28 países e sua receita estimada para 2007 é de US$ 100 milhões).
“Estamos aqui para fazer algo de longa duração”, diz Mark e afirma ainda ter muito a fazer com sua invenção. Ele e seus companheiros que comandam a empresa – o co-fundador e vice-presidente de engenharia, Dustin Moskovitz, de 22 anos, seu colega de quarto em Harvard, e o chefe de tecnologia, Adam D’Angelo, de 23, que ele conheceu no ensino médio – estão convencidos de que estão no caminho certo. Acreditam que a abertura, a colaboração e o compartilhamento de informações permitidos pelas redes de relacionamento social pela internet podem fazer o mundo funcionar melhor. Pode parecer que eles são ingênuos, exceto pelo fato de que foram bem-sucedidos de uma forma que a maioria das pessoas nunca será.
Zuck, ainda vive num apartamento alugado, em Palo Alto, na Califórnia, é um dos pais da chamada web 2.0, de conteúdo colaborativo. O categórico "não" o transformou em herói às avessas. Fez caminho oposto ao do MySpace (vendido por US$ 580 milhões à News Corporation) e da dupla do YouTube (US$ 1,5 bilhão do Google). O quase adolescente olha para o futuro - e o mundo olha para ele. "Vender uma empresa é a porta de saída", diz. "É o contrário do que penso hoje."
Para Zuck foi bom ele não ter fechado com a Yahoo ele ainda tem muito a acrescentar no seu site podendo vender por um preço maior, e apesar do risco de perder a “atenção” (e baixa de valor) pela criação de um novo concorrente forte, provavelmente ainda em alguns anos o Facebook ainda estará em alta.
Fontes: www.facebook.com , pt.wikipedia.org/wiki/Facebook , www.terra.com.br/istoedinheiro/503/ecommerce/este_garoto_recusou_uss1bilhao.htm ,
Questão escolha simples:
Qual o fundador do Facebook?
a) Mark Zuckerberg
b) Luke Scoop
c) Robert Scooble
d) Yuri Looker
e) Phillipe Zucker
Questão dissertativa:
Cite três vantagens do facebook em relação ao orkut.
Resposta esperada:
Pode ser qualquer vantagem citada acima (quinto parágrafo) , como por exemplo:
- Sem propaganda – No Facebook não há anúncios.
- Sem spams – Se você não está interessado em saber as novas tendências dos spams no orkut saiba que não há spams no Facebook.
- Privacidade – No Facebook o seu perfil pode ficar visível apenas para os seus amigos. Quem não é amigo vai apenas ver seu nome e a opção de enviar uma mensagem ou adicioná-lo como amigo.