Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Líder: Martin Luther King

Nasceu dia 15 de janeiro 1929 em Atlanta, na Geórgia, morreu dia 4 de abril de 1968 em Menplis, na Tenesse.
Era filho primogênito numa família de negros norte-americanos de classe média. Seu pai, também chamado de Martin Luther King, era pastor e sua mãe Alberta Williams King era professora. Ele conheceu sua mulher (com quem teve 4 filhos), Coretta Scott King, na universidade de Boston,onde ela era estudante de música.
Aos 19 anos ele se tornou pastor batista, em 1951 se formou no Seminário Teólogo de Crozer como presidente da turma e fez pós-graduação na universidade de Boston (Teologia Sistemática), ele se dedicou aos temas de filosofia de protestos não-violentos inspirado no indiano Mohandas Gandhi (Mahatma Gandhi) um grande líder pacifista.
Em 1954 tornou-se pastor na igreja batista de Montgomery, no Alabama. Logo depois em 1955 a Corte Suprema proibiu qualquer tipo de educação pública segregadora, o que incentivou o Sul (segregado) a ser desafiado em todas as áreas da administração. Martin Luther King foi indicado para coordenar o boicote aos ônibus em Montgomery ( um protesto contra a segregação nacional em vigor no transporte público, após a prisão de Rosa Parks que se recusou a ceder seu lugar no ônibus para uma branca), o boicote foi encerrado mediante um mandado da Suprema Corte proibindo qualquer transporte público segregador. Ou seja benefícios para os protestantes pacifistas, apesar de preso por causa do protesto Martin Luther King emergiu como um líder de respeito.
Em 1957 os clérigos negros de todo Sul organizaram a Conferência de Liderança Cristã do Sul (SCLC) com Martin como líder, a Conferência tinha como objetivo acabar com as leis de segregação com boicotes pacifistas.
Em 1959 ele vai para Índia para compreender melhor os pensamentos de sua grande inspiração Gandhi.
Na década de 1960 ele liderou uma série de protestos. O mais importante foi em 1963 ( quando tinha apenas 34 anos) “Marcha para Washington” em 28 de agosto, onde reuniu mais de 250 mil pessoas para clamar, discutir, orar e cantar não só pelo fim da segregação, mas também pelo bem estar humano e a paz. O movimento causou preocupação para John Kennedy (o qual era presidente dos Estados Unidos), com medo do protesto virar tumulto, mas pelo contrário o protesto foi organizado. Nesse movimento ele fez o discurso “EU TENHO UM SONHO” nos degraus do Lincoln Memorial (em Washington), e no monumento tem gravada que ali foi realizado o movimento organizado por Martin. Esse movimento foi um dos maiores impulsionadores para aprovação das leis dos direitos civis e de voto em 1964/65.
Em 1964 Martin foi premiado com o Nobel de Paz.
Os movimentos no Norte não deram muito certo, pois lá (em Chicago) encontraram brancos armados boa parte membros da Ku Klux Klan.
Em 1967 Martin uniu-se ao Movimento pela Paz no Vietnã contrariado por outros líderes negros que queriam prioridade para seus direitos civis.
Em 1968 com apenas 39 anos ele foi assassinado num hotel em Menplis momentos antes de um discurso.
Em 1968 Coretta fundou o Centro King educando o mundo sobre a filosofia e métodos de não-violência, relações humanas entre outros.
Em 1983 o Congresso Americano aprovou o projeto de lei de Feriado Martin Luther King Day ( terceira segunda-feira de janeiro como feriado nacional, mas foi colocado em prática só em 20 janeiro de 86).
Características de Líder:
* Tinha o “dom da palavra”, tinha belíssimos discursos que comoveram as pessoas. O “ I Have a Dream” por exemplo foi eleito o melhor discurso dos EUA no séc. 20 numa pesquisa em 1999.
* Ele conseguiu mobilizar inúmeras pessoas para lutar pelos seus objetivos.
* Inicialmente com sua vitória no boicote aos ônibus de Montgomery já se tornou um líder respeitado. Um líder precisa de vitórias para ter seguidores e ele aos poucos conseguiu melhoras em relação ao fim segregação.
* Correu atrás de seus sonhos com persistência e muita coragem. “Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver” frase de Martin. “Ele lutou com todas as forças para salvar a sociedade de si mesma” frase de Coretta”.
* Queria sempre ir além, quando os outros continuavam lutando só pelo fim da segregação ele lutava contra a guerra no Vietnã.

Obs. 1: A Suprema Corte é o mais alto tribunal dos Estados Unidos. Como Poder Judiciário do governo dos EUA, a Corte serve para equilibrar os poderes Legislativo e Executivo e é quem tem a palavra final em qualquer disputa jurídica. Uma vez que a Suprema Corte tenha tomado uma decisão, nenhum outro tribunal pode rever ou contrariá-la.
Quando a Suprema Corte profere uma decisão (seja por maioria simples ou, no mínimo, cinco dos nove juízes), todos os outros tribunais do país seguem o precedente estabelecido naquela decisão. Assim, quando uma questão chega até a Corte, a decisão afeta não apenas o caso específico e a lei em questão, mas todas as leis e casos semelhantes em todo o território nacional. Por exemplo, se a Suprema Corte decidiu que uma lei do Maine (por exemplo: proibindo colocar placas no jardim da frente, contendo mensagens antiguerra) era inconstitucional, qualquer estado ou município que tenha o mesmo tipo de lei seria incapaz de processar alguém pelo fato de quebrá-la. Todos os juízes, da vara da comarca até o tribunal de justiça do estado, teriam que respeitar a decisão e rejeitar o caso porque este se baseou em uma lei inconstitucional.
Os juízes da Suprema Corte têm um poder consideravelmente grande também por outra razão: eles são indicados para um cargo vitalício. Isso quer dizer que eles não precisam ser indicados novamente nem tomar somente decisões que agradem ao presidente que os indicou. Em média, um juiz permanece no cargo por 14 anos e se aposenta aos 71 anos.
Obs. 2: Nos estados do sul dos EUA, entre as décadas de 1890 e 1960, vigoraram leis que segregavam os brancos dos índios e dos negros. Essas leis receberam o nome genérico de Jim Crow Laws. Há várias explicações para a origem do nome Jim Crow, mas basta dizer que nessa época o termo era sinônimo de negro.
Apesar de a constituição dos EUA ter recebido duas emendas – a 14a e a 15a – para garantir aos ex-escravos e seus descendentes a igualdade de direitos depois da
Guerra Civil, a constitucionalidade das leis segregacionistas foi assegurada por uma decisão da Suprema Corte em 1896. Essa sentença está na origem da doutrina iguais, mas diferentes, que orientou os julgamentos até 1954.
No campo eleitoral, para evitar a participação dos negros, índios e brancos pobres, especialmente os migrantes do norte, além do recurso à violência e à intimidação, foram usados, principalmente, dois expedientes legais. O primeiro, foram as chamadas poll taxes, que poderiam ser traduzidas como taxas eleitorais. Para se alistar, a pessoa tinha que pagar uma taxa, jeito de se implementar um critério censitário, como o que vigorou no Brasil durante o período imperial. Na década de 1930, segundo um dos membros da HFS, essa taxa fez com que dois terços da população dos estados do sul dos EUA não tivessem direito a voto.
Como conseqüência do Movimento dos Direitos Civis, em 1964, foi aprovada a 24a Emenda à Constituição. Ela proibiu a cobrança dessa taxa nas eleições para cargos federais. Em 1966, a Suprema Corte considerou inconstitucional a cobrança de taxas eleitorais pelos estados com base na 14a Emenda. Atualmente, há movimentos que defendem a volta de critérios censitários naquele país.
Outro expediente adotado era impor rigorosos testes de domínio da língua escrita para verificar se a pessoa se qualificava como eleitor. Para se ter uma idéia da possível eficácia desse mecanismo, nos anos de 1930, os gastos com educação para a população negra no Sul dos EUA equivaliam a um nono da média nacional. Na mesma região, o gasto com a educação dos brancos em geral era de metade da média nacional.
No que tange aos negros, esses expedientes foram usados porque a 15a Emenda à Constituição dos EUA, de março de 1870, proibia o governo federal e os estados de impedirem alguém de se qualificar como eleitor baseados em sua raça, cor ou status anterior de escravo. A medida foi proposta justamente para impedir que os simpatizantes da secessão conseguissem evitar por meio legal que os negros votassem.
Obs. 3: O pacifismo é uma
filosofia de oposição à guerra. O termo cobre um amplo espectro de pontos de vista, desde a preferência por meios não-militares para a solução de conflitos até a oposição total ao uso da violência, ou mesmo força, em qualquer circunstância.
Obs.4:Desobediência civil é um método de oposição e resistência pacífica a um poder político (seja o Estado ou não), geralmente visto como opressor pelos desobedientes. É um conceito formulado originalmente por Henry David Thoreau e aplicado com sucesso por Mahatma Gandhi(ou por Martin Luther King nos Estados Unidos) no processo de independência da Índia e do Paquistão.
Fontes: pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_King , www.lutherking.hpgvip.ig.com.br/ , www.portalafro.com.br/religioes/evangelicos/martin.htm , www.portalafro.com.br/religioes/evangelicos/discursoking.htm , nobelprize.org/nobel_prizes/peace/laureates/1964/king-bio.html , pessoas.hsw.uol.com.br/homenagem-a-martin-luther-king-jr.html , http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5769 , http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/cidadania/cidad87.htm
Questão escolha simples:
Uma frase dita pelo Martin Luther King demonstrando sua dedicação e paixão pelo seu sonho foi:
a) “Eu morro mas meu sonho se realiza!”
b) “Se você não está pronto para morrer por alguma coisa, você não está pronto para viver.”
c) “Eu sempre sonharei.”
d) “Sonhe, sonhar é viver!”
e) “Quem não sonha, não vence!”
Questão dissertativa:
Martin Luther Ling se dedicou somente a luta contra segregação?
Resposta esperada:
Não, ele sempre ia além, quando os outros continuavam lutavam só pelo fim da segregação ele lutava contra a guerra no Vietnã, pelo bem estar humano e a paz.