
No ano passado, as empresas do grupo Ipiranga faturaram R$ 31,5 bilhões, com aumento de 12% em seu resultado. O lucro líquido foi de R$ 533,8 milhões.
A negociação já esteve por ser fechado durante várias vezes, mas foi frustrado em função de desentendimentos entre os compradores em relação à distribuição dos ativos e entre os diferentes acionistas da companhia.

O Grupo Ipiranga atua nas áreas de petroquímica, na distribuição de combustíveis e refino, além de ter participações em blocos de exploração e produção de petróleo.O principal atrativo da compra para a Petrobras foi à área de distribuição.
Atualmente, a Petrobrás é líder no segmento, com cerca de 32% do mercado,mas, com a compra da Ipiranga, que está em terceiro lugar no ranking, a estatal passaria a ter mais de 50% do segmento no Brasil.
Por este motivo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu uma medida cautelar, suspendendo os efeitos da compra, proibindo o movimento das três empresas sobre a gestão dos ativos do Grupo Ipiranga, que após alguns dias foi revogada. Mesmo durante a medida cautelar, em 19 de março de 2007,a Petrobrás liquida o negócio alegando estar coletando informações para comprovar que a aquisição beneficiará o setor petroquímico brasileiro e consolidará o segmento de distribuição de combustíveis no Brasil.
Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/mat/2007/03/18/294980947.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/Petrobras
Questão escolha simples:Quais foram as três empresas que compraram em sociedade o Grupo Ipiranga?
a) Petrobras, Ultragaz e Brasken
b) Petrobras, Grupo Ultra e Brasken
c) Petrobras, Ultracargo e Brasken
d) Petrobras, Oxiteno e Brasken
Questão dissertativa:
O que fez a Conselho Administrativo de Defesa Econômica emitir uma medida cautelar suspendendo os efeitos da compra?
Resposta esperada:
A Petrobras passou a ter mais de 50% do segmento petrolifero do Brasil