Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Negociação: Yahoo compra empresa de anúncios online por US$ 300 milhões

Aquisição da BlueLithium é a nova tacada da companhia para conquistar espaço no mercado de publicidade digital
O Yahoo reforça a sua estratégia de disputa em publicidade online anunciando a compra da empresa de anúncios na internet BlueLithium, por 300 milhões de dólares. Criada à três anos atrás cuja tecnologia acompanha o comportamento dos consumidores à medida que eles navegam de site em site, permitindo que as empresas exibam anúncios mais relevantes para o público. A companhia financiada por empresas de capital de risco, serve publicidade a até 145 milhões de visitantes únicos por mês e é a quinta maior rede de publicidade online norte-americana (possui cerca de mil membros associados).
A companhia é especializada em comprar espaços em sites de terceiros e revendê-los para anunciantes interessados. Para melhorar seu desempenho, a empresa utiliza tecnologias de análise do comportamento dos internautas, a fim de oferecer o espaço ou site mais adequado a um anunciante. Ela oferece anúncios em banner em uma rede de cerca de mil sites, e sua aquisição vai ajudar o Yahoo na batalha contra Google e Microsoft no campo das ofertas de publicidade na web
De acordo com o americano The Wall Street Journal, a expectativa do Yahoo é que esse tipo de tecnologia leve a uma mudança na postura dos anunciantes. Geralmente, as empresas programam sua publicidade online em função do retorno em vendas que ela gera. Para o Yahoo, é necessário que as empresas também se preocupem mais com a melhoria da percepção de suas marcas entre os internautas.
A iniciativa é mais uma aposta do Yahoo para aumentar seu peso no mercado de publicidade digital. O objetivo é ampliar o número potencial de espaços para exibir os anúncios vendidos pelo Yahoo. Com isso, espera melhorar a receita gerada por anúncios. No segundo trimestre, a companhia registrou uma queda de 2,3% nesse setor.
Nos últimos meses, as gigantes do ramo de tecnologia, como Google, Yahoo e Microsoft, travam uma batalha pela propaganda online, com uma política agressiva de aquisições. Em abril, o Yahoo já havia pago 680 milhões de dólares por 80% do capital da Right Media, da qual já havia adquirido 20% em outubro do ano passado.
Questão de escolha simples:
Quantos visitantes únicos por mês, a BlueLithium, serve publicidade?
a) mil
b) 250 milhões
c) 145 milhões
d) 300 milhões
e) 275 milhões

Questão dissertativa:
Qual o objetivo do Yahoo com a compra da BlueLithium?
Resposta esperada:
O objetivo é ampliar o número potencial de espaços para exibir os anúncios vendidos pelo Yahoo, melhorar a receita gerada por anúncios e conquistar espaço no mercado de publicidade digital.