Um pouco da história das duas companhias:

O termo “Final” foi usado justamente porque ele estava planejando se retirar da indústria dos jogos e Final Fantasy seria seu último jogo. Mas Final Fantasy se saiu muito melhor do que Sakaguchi e a própria Square esperavam, e foi levado aos Estados Unidos pela “Nintendo of América” que lançou o jogo Final Fantasy no mercado dos Estados Unidos em 1990. Graças ao sucesso, Hironobu Sakaguchi ficou na Square para desenvolver novos jogos da série Final Fantasy. A Square também é conhecida por outros grandes títulos lançados ao longo desses anos, dentre os mais famosos estão: Chrono Trigger, Secret of Mana, Xenogears, Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Kingdom Hearts (feito em colaboração com a “Disney Interactive”).
Ao longo dos anos, a Square fundou várias sub-companhias, e teve auxilio de outras corporações.
A Enix foi fundada no final de 1975, a empresa operou no ramo de componentes eletrônicos até começar a desenvolver games e ganhar o nome pelo qual a conhecemos hoje, em 1982. Nesse período, a Enix lançou dezenas de jogos para diversos computadores no Japão.
As coisas começaram a mudar em 1985, quando a empresa conseguiu um contrato com a Nintendo para desenvolver jogos para o “NES”. Um ano mais tarde, o primeiro grande sucesso: Dragon Quest. A popularidade contínua de cada novo episódio dessa série proporcionou um crescimento rápido e estável para a empresa. Além disso, o contrato de exclusividade com a Nintendo rendeu dezenas de títulos memoráveis, principalmente na era de ouro do “Super NES” – foi daí que surgiu a rivalidade com a Square, que dividia com a Enix o título de maior produtora de RPGs do mundo.
Com a saída de cena do “Super NES”, na segunda metade da década de 90, a empresa manteve seu contrato de exclusividade com a Nintendo até 1997, quando produziu seu segundo e último game para o “Nintendo 64”. A partir daí, a Enix passou a formar novas alianças e produzir games para outros sistemas, sem com isso romper laços com a Nintendo – ao contrário da Square.
Além de produzir games, a Enix possuía sua própria editora que lançava revistas, guias de estratégia, mangás, CDs de música e animes, a empresa também comercializava jogos de tabuleiro, cards e muitas outras coisas relacionadas a seus games.

A fusão visa diminuir os riscos envolvidos no alto custo de produção dos jogos da nova geração de consoles e, principalmente, fortificar e preparar as duas empresas para a competição internacional.
Em 2005 a Square-Enix postou lucros recordes turbinados pelo aumento de 16,9% em suas vendas. No período 2004/05, encerrado no dia 31 de março, a empresa obteve 683 milhões de dólares como total de vendas e lucros operacionais de 244 milhões de dólares, 36,3% mais que no ano anterior. Os lucros líquidos da companhia ficaram na faixa dos 138 milhões de dólares, um aumento de 35,8%.
O maior responsável por essa expansão nas vendas e nos lucros foi Dragon Quest VIII e suas invejável 3,6 milhões de unidades vendidas, batendo todos os recordes de vendas de jogos de Playstation 2 no Japão, mesmo com o game sendo vendido mais caro que a média normal de lançamentos. O sucesso de Kingdom Hearts: Chain of Memories (Game Boy Advance), em particular nos EUA onde teve mais de 720 mil unidades vendidas, também contribuiu e muito nesses resultados.
Em termos gerais, a companhia vendeu mais de 11 milhões de jogos pelo mundo nesse período, sendo 6,3 milhões no Japão, 3,76 milhões nos EUA e 920 mil na Europa, o que mostra que a empresa não tem a Europa como uma de suas prioridades. Para o ano de 2005/06, que começava no dia 1º de abril, a empresa esperava vender 19,5 milhões de jogos no mundo, um aumento de 65%. A companhia também esperava lucrar 128 milhões de dólares com jogos online, algo em torno de, 55% a mais que no ano anterior. Com o lançamento de Final Fantasy XI na Europa, o número de jogadores inscritos para o jogo online subiu para 500 mil.
Essa fusão se mostrou vantajosa para ambas as empresas, pois minimizou seus problemas financeiros e fez seu lucro aumentar muito e há previsão de aumento ainda maior nos lucros.
Fontes:
http://www.finalfantasy.com.br/index.php?ffb=materias/kazuya/005_acompanhandoasaga/principal
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=501
http://forum.gameforum.com.br/viewtopic.php?p=143752
http://squareenix.wordpress.com/5-anos-de-square-enix/
http://www.finalfantasy.com.br/index.php?ffb=materias/kazuya/005_acompanhandoasaga/principal
http://wnews.uol.com.br/site/noticias/materia.php?id_secao=1&id_conteudo=501
http://forum.gameforum.com.br/viewtopic.php?p=143752
http://squareenix.wordpress.com/5-anos-de-square-enix/
Questão escolha simples:
Em qual país foram fundadas as duas empresas, Square e Enix?
a) Inglaterra
b) Japão
c) Estados Unidos
d) Coréia do Sul
e) França
Questão dissertativa:
Cite um dos motivos que contribuiu para a fusão das duas empresas.
Em qual país foram fundadas as duas empresas, Square e Enix?
a) Inglaterra
b) Japão
c) Estados Unidos
d) Coréia do Sul
e) França
Questão dissertativa:
Cite um dos motivos que contribuiu para a fusão das duas empresas.
Resposta esperada:
“As duas empresas não estavam acompanhando o ritmo de outras empresas do setor e com a fusão, elas buscaram uma maior competitividade perante as concorrentes.”
“As duas empresas não estavam acompanhando o ritmo de outras empresas do setor e com a fusão, elas buscaram uma maior competitividade perante as concorrentes.”