Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Negociação: Fusão da Square com a Enix

As duas empresas com as maiores franquias de RPGs no Japão se fundiram no dia 1° de Abril de 2003. A Enix (Dragon Quest) e a Square (Final Fantasy) formaram uma única empresa chamada Square-Enix. As duas empresas eram consideradas grandes rivais e isso causou surpresa entre os fãs de ambas as companhias.

Um pouco da história das duas companhias:
A Square foi fundada em 1983 por Masafumi Miyamoto e Hironobu Sakaguchi. Os primeiros jogos lançados pela Square foram para o vídeo game “NES” da Nintendo. Esses primeiros jogos da empresa não foram nada satisfatórios, e em meados de 1987 a companhia estava enfrentando uma possibilidade de falir e fechar suas portas. No mesmo ano, Hironobu Sakaguchi foi encarregado de criar um jogo, que provavelmente seria o último jogo da empresa. O resultado desse trabalho foi “Final Fantasy”, um jogo de RPG para o “NES”.
O termo “Final” foi usado justamente porque ele estava planejando se retirar da indústria dos jogos e Final Fantasy seria seu último jogo. Mas Final Fantasy se saiu muito melhor do que Sakaguchi e a própria Square esperavam, e foi levado aos Estados Unidos pela “Nintendo of América” que lançou o jogo Final Fantasy no mercado dos Estados Unidos em 1990. Graças ao sucesso, Hironobu Sakaguchi ficou na Square para desenvolver novos jogos da série Final Fantasy. A Square também é conhecida por outros grandes títulos lançados ao longo desses anos, dentre os mais famosos estão: Chrono Trigger, Secret of Mana, Xenogears, Final Fantasy Tactics, Vagrant Story e Kingdom Hearts (feito em colaboração com a “Disney Interactive”).
Ao longo dos anos, a Square fundou várias sub-companhias, e teve auxilio de outras corporações.

A Enix foi fundada no final de 1975, a empresa operou no ramo de componentes eletrônicos até começar a desenvolver games e ganhar o nome pelo qual a conhecemos hoje, em 1982. Nesse período, a Enix lançou dezenas de jogos para diversos computadores no Japão.
As coisas começaram a mudar em 1985, quando a empresa conseguiu um contrato com a Nintendo para desenvolver jogos para o “NES”. Um ano mais tarde, o primeiro grande sucesso: Dragon Quest. A popularidade contínua de cada novo episódio dessa série proporcionou um crescimento rápido e estável para a empresa. Além disso, o contrato de exclusividade com a Nintendo rendeu dezenas de títulos memoráveis, principalmente na era de ouro do “Super NES” – foi daí que surgiu a rivalidade com a Square, que dividia com a Enix o título de maior produtora de RPGs do mundo.
Com a saída de cena do “Super NES”, na segunda metade da década de 90, a empresa manteve seu contrato de exclusividade com a Nintendo até 1997, quando produziu seu segundo e último game para o “Nintendo 64”. A partir daí, a Enix passou a formar novas alianças e produzir games para outros sistemas, sem com isso romper laços com a Nintendo – ao contrário da Square.
Além de produzir games, a Enix possuía sua própria editora que lançava revistas, guias de estratégia, mangás, CDs de música e animes, a empresa também comercializava jogos de tabuleiro, cards e muitas outras coisas relacionadas a seus games.

Recentemente ambas as empresas não estavam conseguindo acompanhar o ritmo de gigantes como a EA, Infogrames e Activision. Tanto que as duas não conseguiam fazer grandes lançamentos mundiais oficiais faz um bom tempo. Ambas se detiam a lançar no Oriente e só bem depois que chegava ao Ocidente. Enquanto as outras faziam lançamentos gigantes, em diversas línguas, para diversos países quase que simultaneamente. No acordo, a Enix absorveu a Square (0,81 de ações da Enix se equivalem a uma da Square), mas o presidente da nova empresa será Yoichi Wada, atual CEO da Square. As duas empresas, com sedes no Japão, fizeram uma transação de 89 bilhões de ienes, algo em torno de 727 milhões de dólares. Para quem não sabe, Dragon Quest da Enix continuava sendo a campeã de vendas no Japão, e a franquia de RPG mais lucrativa da indústria japonesa. Enquanto a Square vinha de dois anos seguidos de prejuízos. "Tomamos a decisão de nos fundir para que possamos fazer os fãs dos nossos jogos mais felizes do que nunca, e também para que nossas duas empresas possam sobreviver. A Enix é uma grande produtora, uma das melhores da indústria atual. A Square já está recuperada financeiramente, assim a fusão une duas empresas em suas melhores condições. Além disso, uma empresa cobre a fraqueza da outra de uma maneira ideal. Temos duas grandes licenças – Final Fantasy e Dragon Quest – mas elas são diferentes, tanto em estilo quanto na percepção dos fãs. Nós podemos cobrir um ao outro no mercado internacional e tomarmos rumos diferentes na estratégia online. Com a vantagem natural que conseguimos com essa fusão, quero criar novos conteúdos digitais", diz Wada (presidente da Square-Enix).E nesse meio todo, a Sony sairá bastante beneficiada, uma vez que era uma das "donas" da Square com 18,6% de suas ações. Agora ela passa a ter 8,4% da nova gigante.
A fusão visa diminuir os riscos envolvidos no alto custo de produção dos jogos da nova geração de consoles e, principalmente, fortificar e preparar as duas empresas para a competição internacional.
Em 2005 a Square-Enix postou lucros recordes turbinados pelo aumento de 16,9% em suas vendas. No período 2004/05, encerrado no dia 31 de março, a empresa obteve 683 milhões de dólares como total de vendas e lucros operacionais de 244 milhões de dólares, 36,3% mais que no ano anterior. Os lucros líquidos da companhia ficaram na faixa dos 138 milhões de dólares, um aumento de 35,8%.
O maior responsável por essa expansão nas vendas e nos lucros foi Dragon Quest VIII e suas invejável 3,6 milhões de unidades vendidas, batendo todos os recordes de vendas de jogos de Playstation 2 no Japão, mesmo com o game sendo vendido mais caro que a média normal de lançamentos. O sucesso de Kingdom Hearts: Chain of Memories (Game Boy Advance), em particular nos EUA onde teve mais de 720 mil unidades vendidas, também contribuiu e muito nesses resultados.
Em termos gerais, a companhia vendeu mais de 11 milhões de jogos pelo mundo nesse período, sendo 6,3 milhões no Japão, 3,76 milhões nos EUA e 920 mil na Europa, o que mostra que a empresa não tem a Europa como uma de suas prioridades. Para o ano de 2005/06, que começava no dia 1º de abril, a empresa esperava vender 19,5 milhões de jogos no mundo, um aumento de 65%. A companhia também esperava lucrar 128 milhões de dólares com jogos online, algo em torno de, 55% a mais que no ano anterior. Com o lançamento de Final Fantasy XI na Europa, o número de jogadores inscritos para o jogo online subiu para 500 mil.
Essa fusão se mostrou vantajosa para ambas as empresas, pois minimizou seus problemas financeiros e fez seu lucro aumentar muito e há previsão de aumento ainda maior nos lucros.




Questão escolha simples:
Em qual país foram fundadas as duas empresas, Square e Enix?
a) Inglaterra
b) Japão
c) Estados Unidos
d) Coréia do Sul
e) França

Questão dissertativa:
Cite um dos motivos que contribuiu para a fusão das duas empresas.
Resposta esperada:
“As duas empresas não estavam acompanhando o ritmo de outras empresas do setor e com a fusão, elas buscaram uma maior competitividade perante as concorrentes.”