Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Líder: Sam Walton

Samuel Moore Walton nasceu em 29 de Março de 1918. Na época de estudante, ele foi eleito o rapaz mais versátil e tornou-se presidente do corpo de estudantes. Formou-se em economia no ano de 1940.
A primeira experiência dos Waltons foi como trainees numa loja em Oklahoma, conhecida como DuPont. A sua primeira loja dos foi uma franquia da rede Ben-Franklin, 1945. Sam e sua mulher associaram-se a Bud e sua esposa Audie até comprarem sua loja própria. O casal Walton transformou a loja, que operava com prejuízos em uma das maiores unidades da rede Ben-Franklin em Arkansas.Vendo o sucesso em 1949, o proprietário que alugava o imóvel para os Waltons pediu-a de volta.
Os Waltons mudaram-se para Bentonville (Arkansas), uma pequena cidade na montanha Ozark. Em 1951, o casal passou a administrar uma pequena loja de variedades,seu nome era WALTON’S 5 & 10. Entre 1951 e 1962, Sam percorreu vários outros tipos de negócios (concorrentes como K-Mart). O conceito da empresa K-Mart era simples: mercadorias de preços baixos com qualidade e com ênfase no auto-serviço. Isto levou Sam a considerar um novo tipo de conceito: as Lojas de Descontos. Então, Sam e seu irmão Bud, resolveram fundar o Wal-Mart em 1962, com a abertura de sua primeira loja na cidade de Rogers, estado do Arkansas, com o nome de Wal-Mart Discount City.
Dois anos após sua fundação, a rede já contava com 24 lojas e um faturamento de US$ 12,6 milhões. Atualmente é uma das maiores empresas do mundo (maior em faturamento, que chega a cerca de US$ 256 bilhões) e a maior em sua categoria dentro do competitivo mercado americano com 8% de participação (maior que Carrefour, Kroger e Royal Ahold juntas), operando cerca de 4,9 mil lojas.
Sua filosofia era: não há preço baixo na loja sem custo na empresa. Por isso, é preciso economizar cada centavo. Para conseguir oferecer à freguesia descontos ainda maiores do que os dos rivais, baixou custos, cortou margens de lucro e passou a faca nas despesas. Walton promoveu uma revolução nos processos de logística em torno do seu negócio e soube usar a tecnologia de maneira eficiente para controlar os estoques e derrubar os custos. Informatizou a empresa em 1966 e fez do Wal-Mart um modelo de eficiência e controle de inventários que encantou especialistas em administração de empresas e permitiu que a família Walton criasse a quarta maior empresa do mundo.Ele também impôs uma série de rituais preservados até hoje. Tais como:
- Antes de toda reunião todos bradam cada letra da palavra Wal-Mart, dão uma rebolada ao anunciar o hífen e soltam os pulmões para gritar que o cliente é o número 1, sempre.
- Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha.
- Quando um cliente chega a menos de 3 metros de distância, todo funcionário deve sorrir e perguntar educadamente: "Oi, como vai?"
- Sam Walton encorajava seus executivos a ir à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias, hábito que se mantém até hoje.
- Qualquer funcionário pode se queixar dos chefes aos executivos do escalão superior.
- Os escritórios da empresa e as roupas usadas pelos funcionários são simples, espartanos o que ajuda a diminuir os custos.

Fonte: http://www.terra.com.br/dinheironaweb/122/sam_walton.htm , http://pt.wikipedia.org/wiki/Sam_Walton

Questão escolha simples:
Em que Samuel Moore Walton era formado?
a) Administração de Empressas

b) Economia
c) Publicidade
d) Contabilidade
e) Engenharia
Questão dissertativa:
Qual era a sua filosofia?
Resposta esperada:
Sua filosofia era: não há preço baixo na loja sem custo na empresa. Por isso, é preciso economizar cada centavo.