Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Negociação: Lenovo negocia a compra da Packard Bell

Lenovo é um símbolo da abertura econômica chinesa

O reforço estratégico da posição no mercado europeu de computadores é um dos principais objetivos da Lenovo que comunicou manter negociações exclusivas para a aquisição da sua rival a holandesa Packard Bell, avaliada em até US$ 800 milhões.
A empresa chinesa é a maior firma privada do país e adquiriu em 2005 o negócio de PCs da IBM, a que a colocou em terceiro lugar no ranking mundial. Esta negociação poderá impulsionar a pouco lucrativa divisão européia da Lenovo.
Apesar de nenhum acordo ter sido formalizado, a Lenovo informou estar negociando com o dono da Packard Bell, John Hui. Hui, é ex-proprietário da fabricante de PCs de baixo custo eMachines, que tem escritórios na Califórnia e Nova York. Ele não estava disponível para comentar as negociações com a Lenovo.
A história recente da Packard Bell é atribulada. Depois de ter pertencido ao portfólio da japonesa NEC foi vendida no ano passado ao investidor americano de origem chinesa, John Hui. O negócio poderá enfrentar obstáculos da parte da Comissão Européia devido ao reforço da posição atual da Lenovo no mercado europeu, onde a Packard Bell tem também uma boa presença. Atualmente a Lenovo sofre uma forte concorrência da Acer, que quer ocupar o terceiro lugar no ranking dos maiores fabricantes de PCs. Com a aquisição a Lenovo fortalece a sua posição e reforça a capacidade de concorrer contra a Dell e a HP que se mantêm nos primeiros lugares de vendas.
Analistas estimam que um acordo com a Packard Bell pode gerar mais aquisições pela Lenovo, uma vez que Hui detém cinco por cento da fabricante de PCs Gateway.
A Packard Bell já foi uma importante fabricante de PCs dos Estados Unidos, mas optou por se retirar do maior mercado do mundo em 1999 para se concentrar na Europa. A empresa de pesquisa IDC estima que a companhia seja a nona maior produtora de PCs do mundo, com participação de 2%.
A Lenovo, que também foi considerada como a maior companhia chinesa privada da China pelo nono ano consecutivo (de acordo com uma pesquisa feita pela Federação da Indústria e Comércio da China), não identificou o nome da sociedade mediadora e confirmou que trabalha com alguns organismos governamentais para preparar o "acordo definitivo".
Não obstante, a Lenovo pede prudência porque o acordo "poderia não concretizar-se". Segundo o diário 'Hong Kong Economic Journal', a companhia batalha com sua rival Acer para ficar com a Packard Bell.
A Lenovo, uma entre outras empresas chinesas tentando criar uma marca mundial ao investir fora do país, caiu para o quarto lugar no setor nos primeiros três meses de 2007, mas retornou ao terceiro lugar no segundo trimestre, recuperando-se diante da taiuanesa Acer, segundo dados da IDC e do Gartner.
A empresa chinesa lidera a lista com um volume de receita de 18.400 milhões de dólares, segundo uma pesquisa.
A pesquisa analisou as 3.191 maiores empresas privadas chinesas, as quais tiveram uma receita total de 554.000 milhões de dólares, 82% destas empresas se concentram no leste da China, a região mais rica do país, principalmente as províncias de Jiang Su e Zhejiang, que rodeiam a metrópole de Shanghai.

Segundo informações, a Acer, rival taiuanesa da Lenovo, também estava planejando comprar a Packard Bell, mas não parece ter iniciado conversas por enquanto. Acer anunciou em abril que planejava comprar uma empresa de computadores pessoais em um prazo de três a cinco meses. A empresa evitou identificar um objetivo potencial, mas sinalizou que não seria uma empresa dos EUA ou de Taiwan.

Questão escolha simples:
País asiático que sedia a empresa Lenovo?
a.( ) Taiwan
b.( x ) China
c.( ) Japão
d.( ) EUA
e.( ) Índia
Questão dissertativa:
Escolha e comente um dos prováveis motivos da intenção de compra da Packard Bell pela Lenovo.
Resposta esperada:
Fortalecer-se nos primeiros lugares do ranking mundial de PC e expansão de negócios.