
Nascido em 28 de outubro de 1955 numa família de posses - o pai William Henry Gates II era advogado de grandes empresas e a mãe Mary Gates, foi professora da Universidade de Washington e pertenceu a diretoria de vários bancos.
Com seus pais e sua irmã, dois anos mais velha, viveu na cidade de Seattle/Washington. Até a sexta série foi aluno regular de um colégio público. Durante esse tempo, ele e sua irmã, eram motivados por seus pais a terem boas notas (no colégio) pagando-lhes vinte e cinco centavos de dólar por cada nota A. Nesta época apenas sua irmã se sobressaia, por causa de problemas em seu comportamento.
Influência nos primeiro passos
Entrando na sétima série seus pais decidiram buscar outra opção a respeito da educação. Com a intenção de melhorar a conduta rebelde de seu filho, os Gates decidiram mandar-lo a Lakeside School, com método acadêmico tanto dinâmico quanto rigoroso, através de professores que ensinavam aos alunos a responsabilidade no estudo. Isto satisfez aos pais de William, que não duvidaram que este fosse o lugar adequado.
Também participou do Movimento Escoteiro ainda quando jovem.
Na escola de Lakeside, onde estudou de 1967 a 1973, teve seu primeiro contato com os computadores e a linguagem de programação, enquanto cursava a oitava série (1968) tomou gosto pela informática. Nesse mesmo ano o colégio de Lakeside, como muito poucos outros nos EUA, comprou uma rede de computadores intercomunicados por uma linha telefônica. Não demorou muito a aprender e só necessitou de uma semana para superar seu professor.
Foi admitido na prestigiosa Universidade de Harvard (1973-75), mas que acabou por abandar o curso de economia, para dedicar-se à Microsoft, ainda aluno na Universidade de Harvard .
Um dia em dezembro de 1974, Allen e Bill, estavam trabalhando na Honywell Inc., em Boston, Massachussets; ali Allen mostrou-lhe a capa da revista Popular Mechanics que tinha estampada a foto de um 8800 ($397). Um computador de M. I. T. S. (Micro instrumentation and Telemetry Systems), que qualquer fanático podia construir na sua própria casa. A única coisa que os impedia era a necessidade de adquirir um monitor e teclado, além do software. Por isso ambos ofereceram a empresa M. I. T. S. criar uma versão de BASIC para o Altair. O Altair 8800 tinha só 256 bytes de memória, mas apesar de sua curta vida foi considerado um computador pessoal exitoso.
Curiosamente Allen a princípio queria dedicar-se a ambas as coisa: software e hardware, mas finalmente decidiram dedicar-se ao software. Bill disse que isso aconteceu por que: enquanto que por um lado era o que sabia melhor, por outro ele considerava que se tornaria um recurso escasso. E como vemos hoje em dia o potencial dos computadores se multiplica cada a cada dois anos, e se tornam muito baratas. Enquanto o que realmente se pode comercializar é o software, visto que este aproveita este crescimento indefinido do poder dos computadores (como ele mesmo havia dito).
Depois de dois anos de vida universitária, decidiu abandonar os estudos para mudar-se junto a Allen a Albuquerque/Novo México e desenvolveu junto com paul Allen um interpretador da linguagem BASIC para um dos primeiros computadores pessoais a ser lançado nos EUA - o Altair 8800. Negociou com a empresa que fazia o Altair a licença de uso da linguagem para computadores (software), ganhando 50% sobre as vendas.
Nesse momento disse a seu pai, com a intenção de minimizar sua atitude, que não se preocupasse porque ele pensava em voltar para a universidade. Ali começou Micro - Soft. (abreviatura de programas para PC). Anos depois em uma entrevista, William, ou o agora Bill, teve que resumir a filosofia da empresa em apenas uma frase, que respondeu: juntemos nossas cabeças, pensemos em software e façamos melhor que ninguém (Lets use our heads and think and do better software than anyone else).
Após um modesto sucesso na comercialização deste produto, Gates e Allen começaram a solidificar sua própria empresa de produção de software para informática, a Microsoft Corporation, uma das primeiras empresas no mundo focada exclusivamente no mercado de programas para computadores pessoais ou PCs. Seu negócio consistia em elaborar programas adaptados as necessidades dos novos microcomputadores e oferecer para as empresas fabricantes (de hardware) por preços mais baratos do que se elas mesmas os tivessem desenvolvido.
Em seguida, tomou conhecimento do êxito da empresa Apple e que necessitavam de um intérprete (software) de Basic.
Ciente da importância do ambiente gráfico que a Apple havia apresentado (originalmente a interface gráfica e o “mouse" foram desenvolvidos pela Xerox PARC) em seu computador Lisa, Gates se propôs a conseguir também o ambiente gráfico e o “Mouse” para usar-lo. Enquanto Steve Jobs, fundador da Apple, iniciou o desenvolvimento do Macintosh, Bill Gates visitou a Apple. Ofereceu melhorar suas planilhas de cálculo e outros programas. Ameaçava a vender seu material informático a IBM, com o que obteve uma aliança Apple-Microsoft. A Microsoft obteve legalmente a tecnologia de ambiente gráfico e o “mouse”, colocando no mercado o Microsoft Windows, como competidor direto do Macintosh.
Em 1983 Allen decidiu abandonar a Microsoft, por causa de uma grave enfermidade, foi diagnosticado com uma variedade de câncer. Deixou sua posição na empresa como membro da junta diretiva, mas ficou com uma porcentagem considerável das ações.
Quando, em 1986, a Microsoft foi para a Bolsa, as ações se cotaram tão alto que Bill Gates se converteu no homem mais rico dos Estados Unidos. A partir disso, o negócio não tem parado de crescer (dos 1.200 empregados que tinha em 1986 até mais de 20.000 em 1996), obtendo um monopólio virtual do mercado de software mundial; e têm chegado inovações constantes desde as versões do Windows 3.0 (muito bem recebida pelos usuários), Windows 95 (cuja campanha de promoção foi de escala mundial, e Gates assumindo o papel de profeta da sociedade cibernética como personificação da Microsoft), Windows 98 e as sucessivas versões deste sistema operacional.
Desde 1993 a companhia entrou no negócio da promoção dos suportes multimídia, especialmente no âmbito educacional. O talento de Gates tem se refletido em múltiplos programas de informática, cujo uso se tem difundido por todo o mundo como linguagens básicas dos computadores pessoais; mas também no êxito de uma empresa flexível e competitiva, dirigida com critérios heterodoxos e com uma atenção especial a seleção e motivação de pessoal.
No fim do segundo milênio, o sistema operacional Microsoft Windows (em todas suas versões), era utilizado na maior parte dos computadores pessoais do planeta.
Seu rápido enriquecimento foi acompanhado de um discurso visionário e otimista sobre um futuro transformado pela introdução dos computadores em todas as facetas da vida cotidiana, respondendo ao sonho de colocar um computador pessoal em cada casa e em cada posto de trabalho; este discurso, que reforça uma atitude positiva perante as grandes mudanças sociais de nossa época, goza de grande audiência entre os jovens de todo o mundo por proceder do homem que simboliza o êxito material baseado no uso da inteligência (seu livro The Road Ahead foi um dos mais vendidos em 1995).
As inovações de Gates contribuíram com a própria difusão da informática pessoal, produzindo uma inovação técnica transcendental nas formas de produzir, transmitir e consumir a informação. O presidente Bush reconheceu a importância da obra de Gates outorgando-lhe a Medalha Nacional de Tecnologia em 1992.
Gates liderava o ranking dos mais ricos do mundo desde 1995, segundo a revista Forbes. Sua fortuna era estimada em US$ 130 bilhões.
Em maio de 2006, Gates disse em uma entrevista que gostaria de não ser o homem mais rico do mundo, e que não gosta da atenção que trouxe.
A empresa tem se visto envolvida em diversos processos judiciais acusada de práticas monopolísticas, chegando-se a especular inclusive com a possibilidade de que os tribunais americanos exigissem dividir a empresa, como já sucedeu com outras empresas americanas no passado. As acusações se relacionam com a vinculação de diversos programas a seu sistema operacional, o mais usado, o que é considerado por seus competidores um abuso de posição dominante para diversificar seus produtos, como é o caso do navegador o Internet Explorer, o reprodutor de arquivos multimídia Window Media Player, ou o sistema de mensagens instântaneas Windows Messenger incluído no Windows.
Gates adquiriu ao longo dos anos uma fama de visionário (apostou no mercado de software na época em que o hardware era considerado muito mais valioso) e de negociador agressivo, chegando muitas vezes a ser acusado por concorrentes da Microsoft de utilizar práticas comerciais desleais.
No ano de 2000, Gates promoveu Steve Ballmer, um amigo de longa data, ao posto de presidente da Microsoft e publicamente passou a ter uma participação menos ativa nos processos decisórios da empresa.

Em 2000, junto com sua esposa, Gates criou a Fundação Bill e Melinda Gates, uma organização filantrópica que tem por principais objetivos promover a pesquisa sobre a AIDS e outras doenças que atingem os países do terceiro mundo.
Segundo um artigo de 2004 da revista Forbes, Gates já doou cerca de 29 bilhões de dólares para a caridade desde o ano de 2000.
Críticos e fanáticos anti-microsoft argumentam que o objetivo da fundação de Gates e sua esposa pode ser para minimizar campanhas contra o suposto monopólio da Microsoft, sobretudo na Europa.
Curiosidades Pessoais
Prefere ser considerado um cientista, no ramo da tecnologia. Considera que não é muito difícil ser um homem de negócios, o que para ele requer destreza é a ciência. Ele considera mais atrativas as histórias de cientistas que as de empresários exitosos. Segundo sua própria opinião, se considera uma pessoa de inteligência mediana, ao ser questionado se se considera inteligente.
Gosta dos quebra-cabeças e golf. Na televisão vê desenhos animados de Ren & Stimpy e Os Rugrats no canal Nickelodeon (concorrente do canal Disney). Não cozinha, porque diz comer no McDonald's mais do que as pessoas comuns fazem. Tentou ser vegetariano, mas não durou mais que três com isso.
Uma namorada que teve na infância disse que ele era extremamente tímido, se alguém não lhe forçava entrar em um grupo ele ficava sozinho. E segundo comentários de trabalhadores da Microsoft, ele reflete em seu comportamento fenômenos autistas.
Poderia dar-se ao luxo de comprar noventa e nove por cento (99%) da produção anual de todos seus concorrentes e queimar e ainda assim seria mais rico que o magnata australiano Rupert Murdoch ou Ted Turner. Apesar de tudo ele afirmou que "é ruim acostumar-se a não viver como a maioria". Por isso usa calça jeans e sapatos esportivos, viaja de avião na classe turista e em seu modesto escritório não há móveis caros nem de desenho ostensivo.
- Regra 1- A Vida não é justa, acostume-se a isso.
- Regra 2- Ao mundo não lhe importará sua auto-estima. O mundo esperará que consiga algo, ANTES que se você se sinta bem consigo mesmo.
- Regra 3- Você não ganhará US$40 mil mensais logo que sair da universidade. Não será um vice-presidente com um telefone no carro, até que tenha conseguido ganhar ambos.
- Regra 4- Se pensa que seu professor é duro, espere até que tenha um chefe. Ele não tem vocação.
- Regra 5 - Dedicar-se a fritar hambúrguer não te tira a dignidade. Seus avós tinham uma palavra diferente para descrever isso: eles chamavam de oportunidade.
- Regra 6- Se der mancada, não é culpa de seus pais, então não choramingue por seus erros – aprenda com eles.
- Regra 7- Antes de você nascer, seus pais não eram tão “chatos” como são agora. Eles começaram a ser por pagar tuas contas, limpar tua roupa e escutar você falar sobre como você é “gente fina”. Assim que, antes que salve as selvas da contaminação da geração de seus pais, porque não experimenta limpar e arrumar suas roupas e suas coisas no seu próprio quarto.
- Regra 8- Na escola pode ter sido eliminado a diferença entre ganhadores e perdedores, mas na vida real não. Em algumas escolas foram abolidos os reprovados, e te dão as oportunidades que necessita para questionar corretamente e encontrar a resposta correta. Isso não tem nenhuma semelhança com a vida real!
- Regra 9- A vida não se divide em semestres. Não terá férias de verão largas em lugares distantes, e muito poucos chefes se interessarão em ajudar-te a encontra a si. Terá que fazer em seu tempo livre.
- Regra 10- A televisão não é a vida diária. Na vida diária, as pessoas de verdade têm que sair sem tomar café às vezes antes de irem trabalhar.
- Regra 11- Seja amável com os nerds. Existem muitas probabilidades de que termine trabalhando para um deles.
Fontes:
http://es.wikipedia.org/wiki/Bill_gates
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bill_gates
http://www.biografiasyvidas.com/biografia/g/gates.htm
http://www.vidasdefuego.com/billgates.htm
http://www.economia.com.mx/biografia_de_bill_gates.htm
http://www.economia.com.mx/las_reglas_de_oro_de_bill_gates.htm
Filme: Os Piratas do Vale do Silício
Questão escolha simples:
Foi co-fundador da Microsoft, juntamente com Bill Gates, mas precisou afastar-se devido a problemas de saúde:
a.( ) Steve Jobs
b.( x ) Paul Allen
c.( ) Paul Senior
d.( ) Woody Allen
e.( ) Steve Wozniak
Questão dissertativa:
Justificar 2 características de Bill Gates como líder-empreendedor.
Resposta esperada:
Inovador - Tem fascinação pela busca do "novo" e Persuasivo - Faz ótimo uso da sua palavra