Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Negociação: Sodexho compra a VR


A empresa de Abram Szajman é o prato principal da empresa francesa para chegar à liderança entre os vales refeição e alimentação.
São esses percalços que fazem Geraldo França, o comandante dos franceses no Brasil, adotar um discurso cauteloso. Nos corredores do escritório na capital paulista, na avenida Santo Amaro, França repete para seus funcionários que “a empresa está de olho nas boas oportunidades”. Busca conter a ansiedade que ronda o prédio no bairro do Itaim Bibi. Mas a empresa já está escaldada com o salivar antes da hora. Há alguns anos, em 2003, uma negociação com a mesma VR só não foi concluída porque faltou a assinatura das partes. O que levou, então, esse negócio a ser diferente? O ronco no estômago da Sodexho agora é maior. Em entrevista recente à DINHEIRO, Geraldo França desmentia os sinais de que os franceses estavam descontentes com os resultados da subsidiá ria brasileira e dispostos a deixar a operação local. “O Brasil é uma das prioridades mundiais da Sodexho”, afirmou à época.
ABRAM SZAJMAN, DA VR: o empresário faz o segundo grande negócio em uma década
Os franceses sempre foram conhecidos no País pela sua capacidade em comprar concorrentes. Foi assim com Refeicheque, Banerj Convênios e Transcheque, além do Cheque Cardápio, símbolo que a Sodexho utilizou durante muito tempo. Com quatro diferentes empresas sendo absorvidas, eles nunca fortaleceram a própria imagem. Esse desafio fica maior ao incorporar a VR, uma companhia que soube posicionar sua marca. “Consolidar a própria marca é o maior desafio para eles”, diz André Martins, diretor executivo do Grupo VB Serviços.
Do lado da VR, o fundador Abram Szajman, hoje com 68 anos e presidente da Fecomércio-SP, estava longe do dia-a-dia do negócio, mas sabia que a consolidação era um fator inevitável. Quando ainda dava os primeiros passos pelo bairro do Bom Retiro, o patriarca Szajman não imaginava que poderia criar uma companhia que durante mais de duas décadas foi a única a estampar a bandeira verde-amarela, enquanto as concorrentes Ticket e Sodexho representavam os bleus. Há pouco tempo a VisaVale entrou nessa briga e mostrou que quatro grandes para esse mercado era demais. “A família Szajman levou a VR até onde era possível, mas agora a briga ficou com os gigantes”, diz um executivo. Esse será o segundo grande negócio do empresário, que vendeu ao ABN Amro por R$ 450 milhões uma participação de 20% no Real. Quando assumiu a presidência da empresa em 1998, o primogênito Claudio Szajman conduziu a VR para a era digital. Sempre deixou claro que a tecnologia da informação seria o caminho natural para a sobrevivência de qualquer companhia. Ao privilegiar a Smart.Net e a Trama Entretenimento – outra empresa do Grupo presidida pelo irmão André –, a família Szajman trilha o caminho escolhido há alguns anos. No entanto, o destino do economista Claudio não está definido. Ele pode assumir a presidência do conselho da Sodexho ou um alto cargo na Smart.Net. Nos últimos meses ele cuidava de assuntos particulares em Nova York, enquanto o comando operacional da VR estava com o vice-presidente, Carlos Coutinho.

Sodexho no Brasil
Líder mundial em benefícios e serviços ao trabalhador, no Brasil a Sodexho trabalha em três frentes para fazer de cada dia um dia melhor:
Alimentação: Atuando de norte a sul no país há mais de 25 anos, a Sodexho está até mesmo nos locais mais remotos, gerando empregos e estimulando a economia nacional. Métodos inovadores, seguros e flexíveis são criados a todo momento para o bom funcionamento das empresas clientes e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Facilities Management: Para que as organizações possam voltar suas atenções e concentrar esforços nas atividades diretamente relacionadas ao próprio negócio, a Sodexho presta serviços como: telefonia, recepção, limpeza, jardinagem, manutenção, entre outros.
Cheques e Cartões de Serviço: Esta empresa da Sodexho Alliance oferece uma ampla variedade de benefícios para alimentar, transportar, incentivar, valorizar e oferecer reconhecimentos aos trabalhadores. A fim de facilitar a vida cotidiana, no trabalho e na sociedade, a Sodexho Cheques e Cartões de Serviço, disponibiliza às empresas uma linha completa de soluções em benefícios inovadora, flexível e segura, de acordo com a necessidade de cada cliente.
O Grupo VR atende 20 mil empresas com o que há de mais avançado em termos de benefícios. Com uma rede de mais de 220 mil estabelecimentos comerciais em todo o País, está presente no dia-a-dia de 2,5 milhões de trabalhadores. Em 2006, a empresa cresceu 15% e alcançou um faturamento de R$ 4 bilhões.Fundado em 1977, um ano após a instituição do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), o Grupo VR é 100% nacional e pertence à Holding Szajman, da qual também fazem parte a empresa de tecnologia Smart.Net, a Trama Entretenimento e o Banco VR.
O principal objetivo de atuação do Grupo VR é facilitar as atividades cotidianas da área de recursos humanos das empresas clientes, seus funcionários e dos estabelecimentos credenciados. Para isso, o Grupo VR digitalizou os benefícios por meio de cartões e criou o Sistema Smart VR, com foco no auto-atendimento. Para adotar esse conjunto de soluções eletrônicas, foram investidos cerca de R$ 60 milhões entre 2000 e 2005.
O Grupo VR é pioneiro no uso de cartão chip no mercado de refeição-convênio brasileiro com o Smart VR Refeição. Em 2002, o Smart VR Alimentação, usado em supermercados, mercearias, padarias e vendas, foi totalmente digitalizado. Já o Smart VR Auto, que completa o portfólio de cartões Smart VR, foi criado em 2005 e nasceu 100% digital. Além desses cartões, a empresa administra os pedidos de passes e cartões para transporte do trabalhador, com o VR Transporte e também disponibiliza aos clientes e usuários o CDVR - Crédito Consignado VR e o Shopping virtual VR Boas Compras.
O Sistema Smart VR reduz sensivelmente o trabalho operacional das áreas de Recursos Humanos e permite que esses profissionais tenham mais tempo para se dedicar a funções estratégicas. Assim como o sistema bancário direcionou seus clientes para os terminais de auto-atendimento e para o internet banking, a VR centralizou as transações nos Postos de Benefícios, que são canais de operações para os usuários do Sistema Smart VR.
Além de produtos e serviços, o Grupo VR oferece conteúdo aos profissionais de Recursos Humanos, a partir do Canal Rh, disponível no formato impresso e também on-line. A revista discute tendências de gestão, apresenta práticas de sucesso e temas significativos da área de Recursos Humanos. Eleito pela revista InfoExame um dos seis melhores sites do mundo em Carreiras, o site Canal Rh apresenta mais de 35 mil páginas, organizadas dentro das especializações dos profissionais, com informações técnicas de áreas como Carreira, Legislação, Recrutamento e Seleção, entre outras.
Questão escolha simples:
Após a aquisição do Grupo VR, quantos usuários passarão a usar os serviços da Sodexho?
a) 8 milhões
b) 3 milhões
c) 4,5 milhões
d) 5,3 milhões
e) 5,5 millhões
Questão dissertativa:
Por que, em 2003, a Sodexho não conseguiu fechar um acordo com o grupo VR?
Resposta esperada:
Porque faltaram assinaturas de algumas partes.