Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O comportamento define quem é o bom líder

Reconhecido como um dos melhores headhunters do mundo, George Andrew Brough, atual diretor de desenvolvimento organizacional da Caliper, está em Joinville nesta semana, onde participa como conferencista da ExpoGestão 2007.
Com o tema “Por dentro do líder. Existe um perfil ideal?”, Brough irá destrinchar algumas das características apontadas como comuns àqueles que exercem a liderança, como a facilidade na expressão, a agilidade, a capacidade de inovação e a de contornar adversidades.
Em entrevista a AMANHÃ, ele adiantou alguns tópicos de sua palestra, que acontece nesta quinta-feira (21):
Há características pessoais que identificam um líder?
Algumas pesquisas indicam a existência de algumas características comuns a todos os líderes. Mas não necessariamente aqueles que possuem tais características serão capazes de desempenhar o papel de liderança com sucesso. O que vai favorecer o bom desempenho é o comportamento que a pessoa terá em relação ao ambiente de trabalho e às situações que se colocarem à sua frente. As características são coisas internas, mas é o comportamento, a forma como nos relacionamos que determina o sucesso.
É possível estimular um comportamento de liderança naquelas que não possuem tais características?
Sim, mas não a curto prazo. A pessoa pode ser treinada para desempenhar o papel de liderança. O ambiente e os estímulos externos podem contribuir para isto, mas não há sentido em querer que todos sejam líderes. É preciso que as corporações entendam o potencial de cada profissional para poder favorecer o seu crescimento, dentro de acordo com suas características. As empresas precisam de bons técnicos, bons vendedores, bons executivos, sem necessariamente exercerem liderança.
Fonte: Júlia Pitthan na Newsletter Amanhã n.º 979 - 20/06/2007