Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Líder: Roberto Justos

“Eu sempre ficava imaginando que no futuro o que eu mais queria conquistar era justamente o mesmo tipo de prestígio e de admiração das pessoas que meu pai tinha - uma admiração que combinasse o respeito pela capacidade profissional com o reconhecimento por um trabalho socialmente relevante”.
ROBERTO JUSTOS

Roberto Luiz Justus, nascido em São Paulo
, é um dos maiores publicitários brasileiros. Filho de imigrantes judeus húngaros, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.
Empreendedor nato, iniciou sua carreira na área em 1981
, quando fundou a Fischer, Justus Comunicação. No começo de sua carreira, ele demonstrava ter uma das grandes características não só de um administrador, mas também de um líder: a capacidade de assumir riscos. Entrou para área de comunicação tendo em vista a grande ligação e atração que tinha pela mesma. Depois de 18 anos, deixou a sociedade para iniciar um novo desafio, a Newcomm Comunicação, hoje Grupo Newwcomm. Do início da Newwcomm até hoje, Justus sempre procurou ouvir as pessoas ao seu redor, suas aspirações. Isso tudo para definição de objetivos claros não só para colaboradores, mas para com ele mesmo. Uma de suas maiores preocupações foi sempre passar a todos seus funcionários toda e qualquer informação referente a sua empresa. Em 23 anos, sempre à frente de agências que produziram campanhas memoráveis, revelou inúmeros talentos criativos e entrou para a história da publicidade brasileira, que hoje desfruta grande respeito internacional.
O primeiro empreendimento de Roberto Justus, em parceria com Eduardo Fischer, contabilizou grandes conquistas; entre elas, sua primeira associação com uma agência estrangeira, tendo sido criada, em 1985, a Fischer, Justus/Young & Rubicam, na qual exerceu o cargo de vice-presidente. A entrada para o grande mercado se deu em função do networking de Justos. “Ferramenta” ideal para iniciar ou alavancar negócios. Quatro anos depois, o acordo com a multinacional foi desfeito, voltando a atuar de forma independente, com a razão social original. Já entre as 10 agências de maior faturamento do País, e genuinamente brasileira, a Fischer, Justus Comunicação adquiriu participação em agências da Venezuela e da Argentina, e criou novas subsidiárias no Brasil. Formou-se, então, em 1996, o Grupo Total.
Em 1998, Justus deixou a sociedade para fundar a Newcomm Comunicação Integrada, que se tornou um dos grandes cases de comunicação do País. Adepta do conceito de comunicação integrada, o novo modelo de agência, em apenas quatros anos transformou-se em um grupo de comunicação com seis empresas, conquistou alguns dos maiores anunciantes do País e registrou um aumento extraordinário de faturamento de R$ 30 milhões iniciais, fechou o ano de 2001 com R$ 401 milhões. Durante esse período, o publicitário realizou sua segunda associação com uma rede internacional. Dessa vez, a escolhida foi a norte-americana Bates Worldwide, um dos maiores grupos de comunicação do mundo, com faturamento anual de US$ 12 bilhões, contando em sua estrutura com sete mil funcionários, distribuídos pelos 170 escritórios dos 80 países em que atua. Essa operação deu origem à razão social, Grupo NewcommBates.
A Bates Brasil - agência de publicidade do Grupo NewcommBates - conquistou várias contas importantes como Casas Bahia, Kaiser, Perdigão, Bradesco, Bavária, Mercedes-Benz (Brasil e América Latina), Nextel, Roche, Novartis, Wella, Fundação Bienal São Paulo, Governo do Distrito Federal, Gazeta Mercantil e Anima Mundi, e em 2003, a agência registrou maior faturamento e foi apontada pelo Ibope como a maior agência no Brasil.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, e com vários cursos de extensão no exterior, Roberto Justus foi eleito Publicitário do Ano, em 1997, pelo Prêmio Colunistas, versão nacional, promovido pela ABRACOMP - Associação dos Colunistas de Marketing e Propaganda; em 1998, recebeu o prêmio Líder Empresarial Setorial, concedido pela Gazeta Mercantil. Em 1999, a revista Marketing o elegeu como o Homem de Marketing pelo sucesso obtido pela Bates naquele ano.
Em outubro de 2003, Roberto Justus recebeu mais um prêmio, desta vez, o de Dirigente do Ano, pelo Prêmio Contribuição Profissional, entregue pela APP (Associação dos Profissionais de Propaganda), aqueles que realmente contribuem para o negócio da propaganda no Brasil. No início de 2004, Justus concluiu a operação de associação com o Grupo WPP, através da qual ocorreu a reformulação do Grupo Newcomm, agora, formado pelas empresas: Y&R, resultante da fusão entre Bates Brasil e antiga Young & Rubicam, Wunderman, Dez Brasil Propaganda, LongPlay Comunicação 360º, Pepper e Ação Produções Gráficas. Roberto Justus assumiu os cargos de Presidente e CEO do Grupo Newcomm.

Roberto Justos é considerado um grande líder publicitário. Em uma de suas várias palestras, ressaltou características fundamentais de um líder:

· Transformar problemas em oportunidades
· Tratar as pessoas como gostaria de ser tratado
· Nada substitui o contato humano
· Motivar sua equipe
· Transformar objetivos individuais em objetivos em comum
· Interpretar o que acontece na empresa e no mundo
· Perder
· Tomar decisões rápidas
· Ouvir e ser comunicativo
· Respeitar e ser respeitado
· Ter carisma e ser humilde
· É impossível agradar a todos


Cabe destacar que as principais características encontradas em Roberto Justos são:

Capacidade de assumir riscos: foi capaz de entrar em uma área desconhecida, mas ao mesmo tempo apreciada. Qualquer empreendedor deve ter essa característica, visto que para inovar é preciso arriscar.

Interpretação do que acontece na empresa e no mundo: sempre atento a inovações, informações e novos conhecimentos para crescimento pessoal e profissional.

Percepção de feedback de todos os níveis de funcionários da empresa: sempre preocupado com o que acontecia ou acontece até hoje com seus colaboradores. Troca de informações, workshops, reuniões sempre em prol de uma transparência entre colaborar-empresa.

Questão de escolha simples:
Qual o nome da empresa fundada por Justus e seu sócio em 1981?
a) Fischer Comunicação
b) Justus Comunicação
c) F, J Comunicação
d) Fischer, Justus Comunicação
e) n.d.a.

Questão dissertativa:
Cite uma das principais características encontradas em Roberto Justus.

Resposta esperada:
Capacidade de assumir riscos

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Roberto_Justus , http://www.hospitalar.com/imprensa/not1526.html e Construindo uma vida – Livro de Roberto Justos