Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Negociação: Sol investe em lojas de entrega de chopp em casa

"Desde que compramos a Kaiser detectamos que existe uma demanda importante de chopp, que era atendido de maneira informal. Nós aproveitamos essa necessidade para fazer um serviço padrão uniforme", (Diretor Nacional de vendas Femsa Brasil)
Em mais um passo para tentar deslanchar sua marca Sol no mercado nacional, a Femsa Cerveja Brasil - empresa que produz as marcas Kaiser, Sol, Bavaria, entre outras - lançou a rede de lojas Chopp Sol Delivery. A cervejaria será parceira de empresários que queiram investir em lojas que oferecem serviços de entrega de bebidas e equipamentos para eventos. Além disso, as lojas deverão atender os consumidores com todos os produtos do portfólio da Femsa e da Coca-Cola.
A iniciativa é resultado de seis meses de planejamento e da parceria com os 17 fabricantes autorizados de Coca-Cola. As novas lojas serão diferentes da rede de franquias OXXO, que a empresa administra no México, pois o sistema de concessões previsto para o País exclui a necessidade do pagamento de taxas mensais.
Segundo o diretor nacional de vendas da Femsa no Brasil, Jorge Kowalski, serão necessários investimentos de R$ 300 mil em cada loja. A Femsa e os fabricantes autorizados da Coca-Cola arcarão com R$ 100 mil cada e o "concessionário" terá que desembolsar os outros R$ 100 mil.
Todos os concessionários comercializarão os produtos das duas empresas com exclusividade. A meta é terminar este ano com 10 lojas. Cada uma delas deverá comercializar 10 mil litros de chopp por mês.
De acordo com o executivo, a meta é inaugurar outras 15 lojas no próximo ano. A Femsa inaugurou a primeira Chopp Sol Delivery em São Paulo, no último sábado. Para o próximo mês estão previstas as inaugurações de uma unidade no Rio de Janeiro e outra em Alphaville, na grande São Paulo. Além disso, já está confirmada a entrada do modelo em Belo Horizonte. "Estamos em negociação com algumas cidades do interior de São Paulo também", acrescentou Kowalski.
Em agosto, pelo terceiro mês consecutivo, a Femsa ocupou o quarto lugar em market share entre as maiores cervejarias do Brasil, segundo dados da AC Nielsen. A cervejaria mexicana manteve os mesmos 7,6% de participação no mercado, que é liderado pela Companhia de Bebidas das Américas (AmBev) - das marcas Skol, Brahma e Antartica, entre outras - com 67,7% de participação em agosto. A Schincariol , da marca NovaSchin, e a Petrópolis, das marcas Itaipava e Crystal, ocupam a segunda e terceira posições, com 12,3% e 8,3% respectivamente.

Fonte: http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200710101244_RED_47712689&idtel=

Questão de escolha simples:
Qual nome da rede de lojas que a Sol esta implantando no Brasil?
a) Chopp Sol Delivery
b) Delivery Chopp
c) Chopp Ways
d) Super Chopp
e) Home Chopp

Questão dissertativa:
Qual é a meta da Sol para o ano de 2008?
Resposta esperada:
Inaugurar mais 15 lojas .