Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Negociação: Dell entra no mercado de varejo

Após o fundador da Dell, Michel Dell, firmar que “o modelo de vendas diretas tinha sido uma revolução, mas não era uma religião", a empresa caminha para uma importante mudança de estratégia de mercado, a Dell que sempre defendeu o modelo de vendas diretas, através da internet e pelo telefone, começou esta semana a vender alguns produtos em lojas de redes varejistas ligadas ao grupo Wal-Mart no Brasil, complementando a política de comercialização direta aos consumidores.
Esta nova estratégia foi anunciada pela matriz em maio e depois de ter sido implementada nos EUA, Japão, Reino Unido e China, chega ao Brasil e ao México.
No Brasil, a Dell iniciou a venda de alguns modelos de desktops nas lojas Wal-Mart Supercenter, BIG, Hiper Bompreço e Sam's Club. O mercado brasileiro de computadores deve movimentar 10 milhões de unidades este ano, entre notebooks e desktops, segundo associação da indústria, a Abinee.
A Dell tinha 5,9 por cento de participação no mercado brasileiro de PC’s no segundo trimestre, ocupando a terceira posição, segundo a empresa de pesquisa IDC. A líder no país é a Positivo Informática, com fatia de 17,7 por cento no mesmo período, seguida da HP com 8,7 por cento.
No México, a Dell detém 10,8 por cento de participação. Ela venderá notebooks, além de desktops, nas lojas mexicanas Wal-Mart Supercenter, Sam's Club e Bodega Aurrera.
Com a Dell, o Wal-Mart espera repetir no Brasil o
sucesso registrado nos Estados Unidos, onde em apenas três semanas todos os equipamentos foram vendidos, segundo o vice-presidente comercial do Wal-Mart Brasil, José Eduardo Cabral. "Esperamos uma reação semelhante. Será um volume grande", garante o executivo, sem revelar números. As vendas da área de informática da rede varejista, a terceira maior do Brasil, cresceram 80% até agosto na comparação com o mesmo período do ano passado. E, segundo Cabral, as taxas são superiores no caso de notebooks e desktops. O Wal-Mart comercializa computadores da HP, Positivo, Semp Toshiba e Megaware. Com os dois modelos da Dell, produzidos em sua nova fábrica em Hortolândia (SP), o foco são consumidores que buscam máquinas um pouco mais sofisticadas, além de pequenas empresas. Os equipamentos custam R$ 2.299,00 e R$ 1.799,00. A Dell divulga poucas informações sobre as mudanças e investimentos que seriam necessários para assegurar o sucesso num mercado com perfil bastante oposto ao qual está acostumada.
A Dell deverá se dedicar muito às negociações com as redes, como forma de combinar a forma de repartir a diminuição de margem, para que seja possível disputar com as competitivas
empresas de PC nacionais.
Meta: Aproximar a marca do mercado doméstico e aumentar o numero de clientes, num seguimento no qual a companhia vem perdendo posições para os concorrentes.

Idéia: É que haja um intercambio de informações entre as duas companhias, já que pelo contrato, as máquinas serão configuradas com base no conhecimento que a gerencia da loja tem das demandas dos consumidores.

Porque a rede Wal-Mart? Porque permitirá o atendimento em praticamente todo o país. E de acordo com o gerente para mercado domestico e pequenas empresas da Dell, Daniel Borges Otoni Neiva, o Wal-Mart tem uma distribuição sólida e um grande conhecimento em logística, que será agregado a expertise tecnológico da Dell.

Principal motivo para entrada no varejo: A Dell dominava o mercado mundial de PC até ano passado quando foi superada pela também americana HP. A atual líder aproveitou a expansão das vendas ao consumidor final que aconteceu nos mercados emergentes, com destaque para a Ásia e América Latina, incluindo o Brasil. Fora do varejo, a Dell ficava à parte do nicho de maior expansão do mercado. Após pressões de analistas e
investidores, decidiu rever o modelo de vendas, anunciando em maio passado uma grande iniciativa para comercializar seus computadores no varejo.

Obs.: No ano de 1990, a Dell já havia tentado vender seus produtos indiretamente através de supermercado e lojas de computadores, porém o sucesso foi muito tímido e a empresa voltou o foco no seu bem sucedido modelo de vendas diretas ao consumidor.
Um pouco sobre a Dell: A Dell desenvolve, produz, dá suporte e vende uma grande variedade de
computadores pessoais, servidores, notebooks, dispositivos de armazenamento, switches de rede, PDAs, software, periféricos e mais. De acordo com a lista Forbes 500 de 2005, a Dell é a 28a maior empresa nos Estados Unidos (em vendas). Em 2005, a Fortune Magazine classificou a Dell como a número 1 na sua lista anual das empresas mais admiradas nos Estados Unidos.Sua sede fica em Round Rock, Texas nos Estados Unidos.
A empresa abriu sua fábrica em solo brasileiro na cidade de
Eldorado do Sul no Rio Grande do Sul em novembro de 1999. Conta também com um centro de desenvolvimento de software sediado no pólo Tecnopuc, da PUC-RS. No ano de 2006 foi anunciada a construção de uma nova fábrica na cidade de Hortolândia, interior de São Paulo. A partir de Agosto de 2007, Eldorado do Sul passou a sediar apenas a administracao e toda a producao de (desktops, notebooks e servidores) foi transferida para Hortolândia.
Em 2006, a Dell mantinha 63.700 pessoas trabalhando ao redor do mundo. Michael Dell fundou a empresa em 1984, aos 19 anos, quando estudava na Universidade do Texas, Estados Unidos.
Um pouco sobre a Wal-Mart: Wal-Mart é uma empresa do setor de
varejo que iniciou suas atividades nos Estados Unidos da América em 1962 por Sam Walton.
Inicialmente uma loja de descontos, em
Bentonville, Arkansas, hoje atua em 11 países: Estados Unidos, México, Canadá, Brasil, Argentina, Porto Rico, Alemanha, China, Coréia, Inglaterra e Japão.
No
Brasil, já atua há onze anos, iniciando sua jornada pela sudeste e, posteriormente, migrando para o Nordeste com a compra da Rede Bompreço. Abriu lojas também em Brasília, Goiânia e Minas Gerais.
Adquiriu em dezembro de 2005 lojas da rede
Sonae Distribuição Brasil S.A.,no Sul do País.
O Wal-Mart figura na terceira posição do Ranking ABRAS de supermercados e faz
concorrência direta com o francês Carrefour e o brasileiro Grupo Pão de Açúcar. Fazem parte do grupo Wal-Mart os supermercados Nacional e Mercadorama, o Hipermercado Big e o Maxxi Atacado. São nove bandeiras em todo Brasil: Wal-Mart Supercenter, SAM'S CLUB, Todo Dia, Bompreço, Hiper Bompreço, Nacional, Mercadorama, Hipermercado Big, Maxxi Atacado.
Atualmente, o Wal-Mart Brasil conta com 302 lojas em todo o País e mais de 55 mil funcionários.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wal-Mart
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dell
http://www.gazeta.com.br/integraNoticia.aspx?Param=21%2C0%2C+%2C886429%2CUIOU
http://g1.globo.com/

Qustão de escolha simples:
Quantos por cento a Dell possuia do mercado brasileiro no segundo trimestre deste ano?
a) 8,7 por cento
b)17,7 por cento
c)5,6 por cento
d)10,8 por cento

Questão dissertativa:
Porque a Dell escolheu a Wal-Mart?
Poque permitira o atendimento em praticamente todo o país. E de acordo com o gerente para mercado domestico e pequenas empresas da dell, Daniel Borges Otoni Neiva, o Wal-Mart tem uma distribuição sólida e um grande conhecimento em logística, que será agregado a expertise tecnologico da Dell.