Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Negociação: Arisco vendida por meio bilhão de dólares a americanos

O empresário João Alves de Queiros filho, vendeu a arisco, potência do setor ao grupo norte-americano Bestfoods. O valor da transação foi de US$ 490 milhões de dólares Júnior, como é conhecido fechou com louvor uma trajetória de sucesso. Costuma dizer ainda: “ Paredes e máquinas não valem nada. O que vale é a marca e a distribuição.”
A Bestfoods é uma potência que fatura quase 9 bilhões de dólares, sendo que 6 bilhões vem de fora dos Estados Unidos onde é a sua sede. Trabalha com marcas fortíssimas no Brasil, como Hellmann’s, Knor, Mazola e Maizena. O valor pago pela Bestfoods é visto como “recompensa” pela boa gestão de Junior que tem 46 anos e dirige a empresa desde os 18. Além dos 490 milhões de dólares pagos pela Arisco, 100 milhões vão para o banco Goldman que continha 20% do negócio vendido em 1997 para assegurar o fôlego da empresa e sustentar planos de expansão. A Bestfoods está assumindo ainda outros 262 milhões de dólares em papagaios internacionais. O Valor total da transação é de 752 milhões de dólares.
A Arisco teve origem há 30 anos atrás. Vendia basicamente sal e arame farpado no interior de Goiás.Chamava-se produtos cometa e valia quase nada. Foi no inicio dos anos 70 que o pai de Junior comprou máquinas de um cliente em dificuldade, um pequeno fabricante de temperos a base de sal, vendidos sob o nome Arisco. Perceberam depois que podiam colocar em copinhos o condimento preparado e que valia 10 vezes mais. A Arisco é resultado de estratégias muito precisas, a receita deu certo por 2 ingredientes básicos. Preço baixo, que conseguiu terceirizando boa parte de sua produção, e em propaganda. Em média 10% do faturamento. Junior diz que o seu tiro mais certeiro foi a apresentadora de TV Xuxa, que fez com que as vendas dobrassem em 2 anos.
Ao dar a notícia da venda da Arisco aos executivos e funcionários Junior enfatizou o seguinte: estar assegurada a continuidade da empresa, mas principalmente a criação de novas e importantes oportunidades para os técnicos, executivos, e trabalhadores. Quanto à Bestfoods garantiu a abertura de espaços significativos para treinamento e aprimoramento de seu pessoal, mantendo a empresa com destaque nos produtos existentes e utilizá-la inclusive em uma série de novos produtos, continuando a operar com as unidades no Brasil e na Argentina, num total de 29 fábricas em toda a América latina.

Segundo Junior quais os 2 ingredientes foram essenciais para o sucesso de sua empresa?
Preço baixo e grande investimento em propaganda.

Qual apresentadora de TV foi contratada em 1992 para fazer a propaganda da arisco?
a) Xuxa
b) Angélica
c) Adriane Galisteu
d) Luciana Gimenez
e) Ana Hickman