Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Líder: Walter Elias Disney

Walt Disney nasceu no dia 5 de dezembro de 1901, em Chicago, nos Estados Unidos, mas cresceu em uma fazenda em Marceline, no Missouri. Após a descoberta de que não tinha uma certidão de nascimento, alimentou a idéia de que era filho adotivo, por não ser maior de idade, falsificou algumas assinaturas e alistou-se no Exército durante a Primeira Guerra Mundial, e foi enviado à França, onde passou a dirigir ambulâncias da Cruz Vermelha.
Ao voltar aos EUA estudou arte e trabalhou em algumas agências publicitárias. Depois, entrou para uma companhia cinematográfica, como ajudante. Com o irmão Roy e o amigo Ub Iwerks, criou a pequena produtora "Laugh-O-Gram", que animava contos de fadas. Esses desenhos animados eram exibidos no cinema local antes dos filmes.
Em 1923, foi para Hollywood, onde Elias Disney contatou com a distribuidora de filmes M. J. Wrinkler, dizendo que tinha uma grande variedade de filmes para vender. Wrinklers aceita a oferta, depois de ganhar dinheiro, adquirir material e contratar pessoal Walt começa a fazer planos: Alice, uma série em que uma menina convivia com personagens e cenário animado, e durante esse longo período de trabalho Walter conheceu, Lilian Bonds a mulher de sua vida. Depois de Alice, veio Oswald, o coelho sortudo, cujo êxito deu a Walt crédito necessário para alterar o preço dos filmes, quando ele foi para NY, o seu patrão desenhou Alice e Oswald, e roubou os seus personagens, a equipe de desenhistas e as suas encomendas, pois não foram assinadas em seu nome. Walt enviou um telegrama ao irmão para ele não se preocupar, pois ele já tinha em mente um personagem fantástico: Mickey Mouse.
Para superar a fase de dificuldades, Walt Disney criou Mickey Mouse em 1928. O camundongo, que provou ser ideal para o desenho animado e se tornaria o personagem de maior sucesso dos estúdios Disney. Nessa época, a produtora passou a ser mais bem organizada: Roy cuidava da parte financeira, Walt produzia e dirigia, e Iwerks desenhava. Poucos anos depois da invenção do filme sonoro, inventou-se o filme colorido. Disney e seus assistentes utilizaram as novas técnicas com muita imaginação, primeiro desenho sonorizado foi "Steamboat Willie", de 1928, onde no início, o próprio Walt dublava o Mickey.
Surgiram, em seguida, outros personagens para contracenar com o famoso camundongo: Pato Donald, Pateta e Pluto que com Mickey estrelaram uma série de desenhos chamada "Silly Symphonies"(1929-1939), a primeira colorida. O desenho "Flowers and Trees", dessa série, recebeu o primeiro Oscar para um desenho animado. Infelizmente, Pot Powers, um dos maiores sócios de Walt, manipulou o valor dos bilhetes para enriquecer. A jovem empresa Disney prosseguiu, um pouco empobrecida, mas Walt tinha uma carta na mão: o primeiro longa-metragem sonoro e a cores.
Walt Disney pretendia fazer um longa-metragem da clássica história Branca de Neve. Houve protestos por parte da equipa, mas o filme foi feito. Após três anos de produção, desenho e músicas, o filme estreou e gerou fundos necessários para a construção de um novo estúdio onde foram criados novos longas-metragens: Bambi, Fantasia e Pinóquio. Infelizmente, os tempos de lucro não duraram muito, devido à segunda guerra mundial.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Walt Disney passou a ajudar o FBI, a polícia federal norte-americana. O cineasta preparava relatórios que denunciavam atividades subversivas no meio artístico em troca de informações que ajudassem a descobrir quem eram seus pais verdadeiros.
Com a entrada dos Estados Unidos na guerra, Disney foi convidado pelas Forças Armadas para produzir desenhos animados de treinamento para os soldados. Em seguida, começou a fazer filmes de propaganda militar, utilizando seus principais personagens.
Walter ajudou a criar a "Aliança do Cinema para a Preservação dos Ideais Norte-Americanos", com o objetivo de combater o comunismo no meio artístico. Walt Disney prestou voluntariamente diversos depoimentos na "Comissão das Atividades Anti-americanas".
Depois da guerra, Walt Disney viu a sua empresa arruinada, pois alguns dos seus filmes produzidos durante a guerra caíram em ruína e tiveram pouco lucro. Walt decidiu fazer o filme Cinderela, pois como ela, Walt Disney foi da pobreza a riqueza. O filme foi um sucesso e Cinderela gerou riqueza para que a empresa continua-se.
Mas Walt Disney também fez longas-metragens com atores como "A Ilha do Tesouro" (1950) e "20.000 Léguas Submarinas", baseado na obra do escritor francês Júlio Verne.
Dez anos depois, produziu "Mary Poppins", uma mistura de desenho animado com personagens humanos. O filme concorreu ao óscar em 14 categorias, levando cinco prêmios, incluindo o de melhor atriz, para Julie Andrews, e o de melhor canção, por "Chim Chim Cher-ee". Disney produziu também diversos filmes para televisão, sendo ele próprio o apresentador do seu programa.
Disney obteve um de seus maiores êxitos em 1955 ao inaugurar a Disneylândia: o castelo de "A Bela Adormecida", um parque de diversões situado em Anaheim, na Califórnia. O parque foi construído graças a uma parceria com a rede de televisão ABC.
Questão escolha simples:
Qual foi a participação de Elias Disney na Primeira Guerra Mundial?
a) Ele era soldado
b) Ele era médico
c) Ele dirigia ambulancias da cruz vermelha
d) Ele era fotografo
e) Ele não participou da Guerra
Questão dissertativa:
Qual foi o fato que alimentou a ideia de Disney de ser filho adotivo?
Resposta esperada:
O fato dele descobrir que nao possuia certidao de nascimento.