Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

terça-feira, 11 de setembro de 2007

Negociação: Quero-Quero planeja faturar R$1 bilhão com a rede Fischer

A Rede Fischer é uma rede de eletrodomésticos e móveis gaucha que contém 32 lojas, fatura cerca de R$ 68 milhões por ano e estão em cidades em que a Quero-Quero não estava presente. A incorporação faz parte dos planos de expansão traçados pelo diretor presidente executivo da Lojas Quero-Quero, para que em 2008 possa entrar para o grupo de empresas que faturam R$1 bilhão. Além das 32 lojas adquiridas, outras 20 lojas serão inauguradas, o que elevará para 160 o número total de pontos de venda da rede neste ano.
Além de eletrodomésticos e móveis, a Quero-Quero também comercializa material de construção, que é responsável por 50% do seu faturamento. Neste aspecto, a varejista é quinta no ranking brasileiro, só atrás da C&C, Leroy Merlin e Telhanorte e Dicico. Depois de converter as lojas da Fischer ao seu modelo, a Quero-Quero espera elevar o faturamento dessas unidades para R$ 130 milhões ao ano.
A rede também irá oferecer produtos financeiros, onde também é forte. Ela possui sua própria financeira, mas um de seus ativos mais invejados é o cartão de crédito Quero-Quero. Emitido pela empresa, o cartão consegue dar bailes em bandeiras consagradas, como a Visa, na região onde a varejista atua. Atualmente a rede possui uma carteira de 1,5 milhão de cartões de crédito, que são aceitos em cerca de 12 mil estabelecimentos, em outras lojas inclusive.
Segundo o diretor presidente executivo da Lojas Quero-Quero a rede já foi procurada por compradores, mas para eles não é interessante vender, isso vale tanto para a rede quanto para a operação de cartão. Mas, ao que tudo indica, a varejista está preparada para eventuais grandes negócios, como uma possível associação.
Na sua gestão, a Quero-Quero deixa para trás várias companhias bem mais famosas. A carteira de crédito, que é classificada pela Standard & Poor, recebeu a elevada nota "triple A", os seus balanços já são auditados há dois anos pela KPMG e a companhia adota sistemas de gestão que nem empresas bem maiores do que ela utilizam, como Scorecard, Six Sigma e EVA.
A companhia pretende com a rede fischer ampliar seu mercado de atuação, aumentando o número de lojas e estando presente em cidades que não estava anteriormente. Também deseja entrar para o grupo de empresas que faturam R$1bilhão por ano. E com a compra da rede Fischer a Lojas Quero-Quero acha que isso é possível.
Fonte: Valor Econômico, 22 de agosto de 2007
Questão escolha simples:
1) Quantas lojas da Rede Fischer a Lojas Quero-Quero comprou?
a) 30
b) 32
c) 45
d) 40
e) 20
Questão dissertativa:
A Quero-Quero além de seguir o ramo de eletrodomésticos e móveis, materiais de construção, segue qual outro?
Resposta esperada:
Ramo financeiro