As lojas adquiridas têm layout compatível com o formato das Americanas Express. Com o negócio, o número de lojas da empresa na região Sudeste passa de 144 para 249. Já na Grande São P

A Blockbuster chegou ao Brasil por meio de um acordo celebrado entre o grupo Moreira Salles, do Unibanco, e a Blockbuster Entertainment Corp. Juntos os dois grupos criaram a BWU e inauguraram a primeira loja no Brasil em 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi. A rede Blockbuster nasceu em 1985, no Texas, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. A empresa cresceu rápido e, em 1994, foi incorporada à Viacom, um dos maiores grupos especializados em entretenimento do mundo. Entre as principais empresas do grupo, estão marcas muito conhecidas do grande público, como MTV, Nickelodeon e Paramount Pictures. Hoje a rede de locadoras opera em 26 países, com oito mil lojas e mais de 70 milhões de associados.

A BWU conseguiu um bom valor pela venda, considerando que as operações de locação de vídeo estão em declínio em todo o mundo, como conseqüência da pirataria e do surgimento de outras formas de recepção das mídias, como o pagamento por downloads pela internet, TV a cabo e serviços de entrega de filmes em domicílio.
Para as Lojas Americanas, a compra da Blockbuster pode representar uma maior penetração entre o público de classe média e média alta, já que a maior parte das lojas da locadora estão em bairros de maior poder aquisitivo, o que pode ter ajudado na valorização do negócio.
Os investimentos para as adaptações necessárias, nas unidades da Blockbuster, deve chegar a R$ 50 milhões até o fim de 2007.
O "casamento" das marcas Americanas Express e Blockbuster beneficia ambas as partes: a Blockbuster passa a ter apelo mais popular, enquanto as Lojas Americanas ganham presença em bairros de classe A e B, onde as locadoras de vídeo estão presentes.
Fontes: http://portalexame.abril.com.br/ , http://idgnow.uol.com.br/mercado , http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u113959.shtml ,
http://g1.globo.com/Noticias/Negocios/0,,MUL2187-5600,00.html ,
http://g1.globo.com/Noticias/Negocios/0,,MUL2210-5600,00.html ,
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lojas_Americanas , http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u117061.shtml
Questão escolha simples:
Quantos por cento aumentaram o número de lojas das Americanas?
a) 50%
b) 44%
c) 54%
d) 24%
e) 64%
Questão dissertativa:
Por que as Lojas Americanas em vez de se tornar uma franqueada da Blockbuster Inc. optaram por licenciar a marca?
Resposta esperada:
Porque assim ficaram livres para modificar o direcionamento do negócio de locação de vídeos.