Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Negociação: Lojas Americanas compra Blockbuster no Brasil

A Lojas Americanas compra da BWU Comércio e Entretenimento S/A, que explora no Brasil a sub-franquia da marca Blockbuster, por R$ 186,2 milhões. Com a transação, a rede varejista agregou mais de 32.000 metros quadrados de área de vendas (127 lojas), aumentando seu número de pontos de venda em 54%, e cerca de 330.000 clientes ativos. Em vez de se tornar uma franqueada da Blockbuster Inc., as Lojas Americanas optaram por licenciar a marca da locadora de vídeos, DVDs e games. Assim, ficaram livres para modificar o direcionamento do negócio de locação de vídeos, que está em crise por causa da concorrência oferecida.
As lojas adquiridas têm layout compatível com o formato das Americanas Express. Com o negócio, o número de lojas da empresa na região Sudeste passa de 144 para 249. Já na Grande São Paulo, passa de 41 para 100.
A Blockbuster chegou ao Brasil por meio de um acordo celebrado entre o grupo Moreira Salles, do Unibanco, e a Blockbuster Entertainment Corp. Juntos os dois grupos criaram a BWU e inauguraram a primeira loja no Brasil em 1995, no bairro paulistano do Itaim Bibi. A rede Blockbuster nasceu em 1985, no Texas, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. A empresa cresceu rápido e, em 1994, foi incorporada à Viacom, um dos maiores grupos especializados em entretenimento do mundo. Entre as principais empresas do grupo, estão marcas muito conhecidas do grande público, como MTV, Nickelodeon e Paramount Pictures. Hoje a rede de locadoras opera em 26 países, com oito mil lojas e mais de 70 milhões de associados.

Lojas Americanas é uma empresa brasileira do segmento de varejo, fundado no ano de 1929, em Niterói (RJ) por John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, norte-americanos de nascimento, sob o slogan "Nada além de dois mil réis". Em 2003 surgiram as Americanas Express que são uma versão compacta da Lojas Americanas, que é a empresa que mais vende no varejo, segundo revista Exame.
A BWU conseguiu um bom valor pela venda, considerando que as operações de locação de vídeo estão em declínio em todo o mundo, como conseqüência da pirataria e do surgimento de outras formas de recepção das mídias, como o pagamento por downloads pela internet, TV a cabo e serviços de entrega de filmes em domicílio.
Para as Lojas Americanas, a compra da Blockbuster pode representar uma maior penetração entre o público de classe média e média alta, já que a maior parte das lojas da locadora estão em bairros de maior poder aquisitivo, o que pode ter ajudado na valorização do negócio.
Os investimentos para as adaptações necessárias, nas unidades da Blockbuster, deve chegar a R$ 50 milhões até o fim de 2007.
O "casamento" das marcas Americanas Express e Blockbuster beneficia ambas as partes: a Blockbuster passa a ter apelo mais popular, enquanto as Lojas Americanas ganham presença em bairros de classe A e B, onde as locadoras de vídeo estão presentes.

Questão escolha simples:
Quantos por cento aumentaram o número de lojas das Americanas?
a) 50%
b) 44%
c) 54%
d) 24%
e) 64%
Questão dissertativa:
Por que as Lojas Americanas em vez de se tornar uma franqueada da Blockbuster Inc. optaram por licenciar a marca?
Resposta esperada:
Porque assim ficaram livres para modificar o direcionamento do negócio de locação de vídeos.