Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Líder: Juan Evo Morales Ayma


Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro/26_de_Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de Coca.
Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados_Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare">Chapare por bananas originárias do Brasil.
Morales é também líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS em língua castelhana) - IPSP (Instrumento Político pela Soberania dos Povos). De origem ameríndia, da etnia aymará, é, junto com Felipe Quispe, um dos indígenas mais famosos da história atual do seu país.
Nas eleições presidenciais bolivianas de 2002 Morales ficou em segundo lugar, colocação surpreendente face ao panorama político do país, dominado pelos partidos tradicionais.
Nas eleições de Dezembro de 2005 porém, venceu com maioria absoluta, com o apoio político e financeiro do venezuelano Hugo Chávez para a sua campanha, tornando-se o primeiro presidente de origem indígena.
Assumiu o poder em 22 2006 como o primeiro mandatário boliviano a ser eleito Presidente da República em primeiro turno em mais de trinta anos. Morales é um admirador da ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú e de Fidel Castro, este último pela oposição à política norte- americana.
Morales propõe que o problema da cocaína seja resolvido do lado do consumo, que patrimonio cultural dos povos andinos e parte inseparavel da cultura boliviana e não uma simples regulação de uma convenção estrangeira.
Características de líder:
* comunicativo
* sempre acreditou no que desejava alcançar
* polêmico.