Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Plano de Atividades da Disciplina

Disciplina: 25438W-04 - Liderança e Negociação - Turma 670 - 2007/2
Palavras-chave: Liderança, Motivação, Criatividade, Paradoxo, Resultado, Equipes, Times, Negociação, Poder, Informação, Critérios, Estratégias, Táticas
Ementa: Propiciar o desenvolvimento do espírito crítico e criativo do aluno através da vivência desafiadora dos conhecimentos teóricos em Liderança e Negociação.
Objetivos da disciplina: Ao final do curso o aluno deverá estar capacitado a entender e desenvolver os papéis de líder e negociador; distinguindo e descrevendo os diferentes métodos de liderança e negociação; compreendendo os procedimentos de liderar e negociar em empresas; analisando e escolhendo entre as diferentes formas de liderança e negociação aplicáveis; obtendo assim, um diferencial profissional competitivo pela aplicação do conhecimento teórico à prática da liderança e negociação.
Metodologia: Aulas teórico-práticas com desenvolvimento de exercícios envolvendo situações práticas e vivenciais. Leitura de textos de apoio e livros que suportam as questões a serem tratadas. Palestras expositivas e trabalho em grupo e/ou individual.
Professor: Roberto Astor Moschetta - moschetta@pucrs.br ou moschetta@bogari.com.br
Avaliações:
A nota de G1 será composta pela média de quatro avaliações com pesos diferenciados:
{[(P1 + P2 + P3)/3]*0,50} + [(Desafio)* 0,50]
P1
A nota P1 será resultante de apresentação individual que cada aluno deverá realizar no primeiro período das aulas identificadas de TI1 a TI12 na coluna de procedimentos do cronograma, com no máximo 20 minutos cada sobre líderes e negociações. A cada aula, quatro alunos fazem a apresentação.
O aluno deve elaborar e apresentar a turma uma resenha comentada (e não lida) dividida em duas partes: a primeira deve ser sobre a biografia de um líder e, a segunda, sobre uma notícia recente divulgada em meios de divulgação com o tema negociação. Na apresentação da resenha os comentários do aluno devem ser críticos e expressar sua opinião sobre as mesmas. Ao final da apresentação o aluno deve distribuir a turma um questionário com quatro perguntas sobre os assuntos apresentados (uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre a biografia e uma de escolha simples com cinco alternativas e uma dissertativa sobre negociação).
O questionário será preenchido pelos alunos e entregue ao professor sendo o registro de presença do primeiro período.É importante ressaltar que somente receberão notas as apresentações realizadas na data em que forem programadas e que forem inseridas no blog http://lidernegocio2007-2.blogspot.com/ na data da apresentação, conforme a seguinte formatação:
1ª postagem
(cabeçalho) Líder: Nome do líder
(texto) ..........
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão) ..........
a)
b)
c)
d)
e)
Grafar em negrito a resposta correta
Questão dissertativa:
(texto da questão) ..........
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada) ..........
2ª postagem
(cabeçalho) Negociação: Título da negociação
(texto) ..........
Fonte: (Autor ou publicação) - (Página da Internet, se for o caso)
Questão escolha simples:
(texto da questão) ..........
a)
b)
c)
d)
e)
Grafar em negrito a resposta correta
Questão dissertativa:
(texto da questão) ..........
Resposta esperada:
(texto da resposta esperada) ..........
OBS: Para a avaliação P1 não se aplica a opção da Prova Especial.
P2
A nota P2 será resultante de aula à distância a ser preparada e aplicada a turma por grupo de alunos (no máximo 3 componentes) sobre os temas da tabela abaixo conforme a seguinte dinâmica. Os trios preparam uma aula utilizando as facilidades da internet e disponibilizam aos colegas de turma no dia agendado para sua apresentação. Os colegas, obrigatoriamente no laboratório da Faculdade, durante o segundo período das aulas identificadas de TG1 a TG12 na coluna de procedimentos do cronograma, estudam o conteúdo da aula virtual e respondem ao sistema de auto-avaliação (com pelo menos 10 perguntas) preparado pelo grupo e o enviam por e-mail para o endereço indicado e para moschetta@gmail.com.br. O questionário enviado para moschetta@gmail.com será o registro de presença do segundo período.
------------ Negociação --------------------------- Liderança
1 - Cap. 1 - Como chegar ao sim -><- Prefácio até cap.2 - Liderança baseada em princípios
2 - Cap. 2 - Como chegar ao sim -><- Cap. 3 a 5 - Liderança baseada em princípios
3 - Cap. 3 - Como chegar ao sim -><- Cap. 6 a 8 - Liderança baseada em princípios
4 - Cap. 4 - Como chegar ao sim -><- Cap. 9 a 11 - Liderança baseada em princípios
5 - Cap. 5 - Como chegar ao sim -><- Cap. 12 a 14 - Liderança baseada em princípios
6 - Cap. 6 e 7 - Como chegar ao sim -><- Cap. 15 a 17 - Liderança baseada em princípios
7 - Cap. 8 e Conclusão - Como chegar ao sim -><- Cap. 18 a 20 - Liderança baseada em princípios
8 - Parte V - Como chegar ao sim -><- Cap. 21 a 22 - Liderança baseada em princípios
9 - Cap. 1 e 2 – Negocie, influencie e convença (site) -><- Cap. 23 a 25 - Liderança baseada em princípios
10 - Cap. 3 e 4 – Negocie, influencie e convença (site) -><- Cap. 26 a 28 - Liderança baseada em princípios
11 - Artigos 1 a 3 - Negociação (site) -><- Cap. 29 a 31 - Liderança baseada em princípios
12 - Artigos 4 a 6 - Negociação (site) -><- Livro - Como tornar-se um líder (site)
Para a preparação da aula à distância o grupo poderá utilizar os meios que julgar conveniente, mas, considerando que durante o segundo período da aula todos os colegas estarão acessando o material preparado pela dupla, sugere-se que utilizem recursos disponíveis gratuitamente na internet de fácil utilização. A aula a distância deverá providenciar um sistema de auto-avaliação e de participação dos alunos. A auto-avaliação, preenchida pelos alunos deve ser tabulada pela dupla e publicada junto ao material da aula com o gabarito do sistema de avaliação. O site da disciplina (http://br.geocities.com/moschetta/Liderancaenegociacao.html) irá manter links para os locais onde estarão as aulas de forma a obter, no final do semestre, um site completo sobre os temas da tabela acima.
A avaliação P2 considerará o conteúdo do documento disponibilizado na internet e a eficácia do procedimento de auto-avaliação dos alunos.
É importante ressaltar que somente receberão notas as aulas disponibilizadas na data em que forem programadas.
Para a avaliação P2 não se aplica a opção da Prova Especial.
P3
A nota P3 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido na disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação P3.
A média das avaliações P1, P2 e P3 comporão 50% do peso de G1.
Desafio
A nota do Desafio será resultante de atividade desafiadora e marcante desenvolvida por todos os alunos da turma. A definição do que irá constar desta avaliação será razão de deliberação no decorrer do semestre. A data limite para apresentação da tarefa está definida no cronograma de avaliações. Há dois critérios que o tema escolhido para esta avaliação deve cobrir. O primeiro refere-se ao fato de que o resultado do Desafio deve “durar” pelo menos 5 anos. O segundo define que as atividades que levarão ao sucesso da proposta devem ser estratificadas e a grupos de alunos atribuída sua responsabilidade, de forma que se possa fazer avaliações segmentadas do processo de condução ao resultado. Os conceitos a atribuir para o resultado do Desafio serão de responsabilidade do professor. Haverá conceitos diferentes entre alunos.
O Desafio não se aplica a opção de Prova Especial. O Desafio compõe 50% do peso de G1.
G2
A nota de G2 será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
As questões formuladas pelos alunos nas avaliações de P1 e P2 serão a base das questões da avaliação G2.
Recuperação: Será possibilitada a realização de Prova Especial ao término do semestre para aqueles alunos que tenham faltado a prova P3 (ATENÇÃO: Somente prova P3). A nota da Prova Especial será resultante de prova escrita. Esta prova constará de 10 questões apresentadas sob a forma de escolha simples de alternativas, valendo 0.5 ponto cada; e 5 questões dissertativas valendo 1 ponto cada. A prova cobrirá o conteúdo apresentado e discutido durante toda a disciplina, tanto por alunos quanto pelo professor.
Atrasos: Os alunos que chegam atrasados para o início das aulas acabam, mesmo que involuntariamente, prejudicando a dinâmica de apresentação das exposições. Criam-se distrações e impede-se a concentração do expositor. Os primeiros minutos da aula serão utilizados para as apresentações dos alunos (tanto no primeiro quanto no segundo período) e, uma vez que não é habito da maioria realizar este tipo de atividade, sugere-se que os eventualmente atrasados aguardem o término da exposição de seus colegas para entrar em aula. Horários e presenças: O horário de início e término da aula será:
- 1º período: das 08:00 h às 09:35 h
- 2º período: das 09:50 h às 11:25 h
Cabe lembrar que será necessária a presença em 85% das aulas para aprovação "por média", e em 75% para qualificar-se a realização da prova G2. Como teremos 15 encontros, cada qual com quatro períodos de aula, são 60 aulas. Mais de 9 faltas impede aprovação por média (2 encontros + 1 aula), mais de 15 faltas impede aprovação (3 encontros + 3 aulas).
Metodologia: A participação nas aulas é essencial ao processo de ensino e aprendizagem. Esta participação não é entendida como sua simples presença física, mas fundamentalmente pela contribuição positiva que você possa colocar perante a turma e o professor.
O conteúdo do programa apresentado nas aulas é orientado para envolvê-los com as situações práticas do dia-a-dia profissional, instigando-os constantemente a que tomem posicionamentos que possam defender coerentemente, por quaisquer meios que sejam socialmente aceitos.
Visando agilizar o processo de comunicação e manter os conteúdos permanentemente atualizados a disciplina dispõe de um blog na Internet em http://lidernegocio2007-2.blogspot.com/ , um site em http://br.geocities.com/moschetta/Liderancaenegociacao.html e um grupo em liderancaenegociacao@yahoogrupos.com.br (no endereço web http://br.groups.yahoo.com/group/liderancaenegociacao) que devem ser as referências quanto ao material de apoio, exercícios e comunicações. Para otimizar a utilização destas importantes alternativas de mídia didática pedagógica é necessário que os alunos disponibilizem o seu endereço de e-mail já na primeira semana de aula e se cadastrem no blog e no grupo (aceitando os convites que serão enviados). Os alunos que não dispuserem de endereço eletrônico devem providenciá-lo o mais breve possível (existem inúmeras alternativas grátis) sob pena de prejudicar sobremaneira sua participação na disciplina.