Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Negociação: Santander patrocinador da Copa Libertadores

Competições de futebol ganham nome de empresasGustavo VianaGazeta Mercantil Prática comum na Europa e nos Estados Unidos, onde os campeonatos e até estádios recebem o nome de patrocinadores, essa ferramenta de marketing começa a chamar a atenção do futebol brasileiro: a Série B do Brasileiro de 2008 deve ter o nome de um patrocinador.
Na América Latina essa prática já está disseminada, movimenta bilhões e faz parte da estratégia de crescimento de multinacionais na região. O Santander substitui Toyota como patrocinador da Libertadores » Banco japonês duplicará juros se time de futebol vencer O grupo Santander é o novo patrocinador oficial da Copa Libertadores da América.
O banco espanhol assinou acordo com a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e vai dar nome à mais importante competição interclubes da América Latina entre 2008 e 2012. Segundo o vice-presidente de marketing e segmento pessoa física do Santander, Armando Pompeu, o patrocínio da Copa Santander Libertadores faz parte do plano estratégico da empresa, de ser uma das 10 maiores marcas do mundo até 2010. Atualmente, diz ele, o banco ocupa a 27ª posição.
"E um dos caminhos para atingir esse objetivo é investir no esporte, porque o futebol alcança todas as classes e é uma paixão na maior parte das nações". Maior banco da América Latina, onde administra negócios de US$ 200 bilhões, em 4,4 mil agências, o Santander, que patrocina a escuderia inglesa McLaren, da Fórmula 1, vai investir 55 milhões de euros (entre 2007 e 2010) na construção da imagem da marca para atingir esse objetivo.
"Pela relação do banco com a região, precisávamos de um patrocínio de visibilidade e impacto, e a Libertadores é um grande ícone", explica. Pompeu observa que a exposição da marca na Libertadores - que nos últimos 10 anos era patrocinada pela Toyota - vai permitir à empresa usar todas as ferramentas de marketing, como marketing de relacionamento e camarote nos estádios.
"Quando você dá o nome a uma competição, o nível de visibilidade é exponencial em termos de comunicação", diz. O Santander não confirma, mas o mundial interclubes, historicamente realizado no Japão, deverá ser jogado em países da Europa e América Latina. Patrocinadora da Copa Nissan Sul-Americana desde 2003, em contrato válido até 2010, a montadora japonesa Nissan trabalha para fortalecer a imagem da competição no Brasil, onde ainda é ofuscada pela Libertadores.
"O campeonato tem muito para crescer e ser mais divulgado no País. Na Argentina, por exemplo, as pessoas dizem Copa Nissan e não Sul-Americana, como no Brasil" diz o diretor de marketing da Nissan Brasil, Arison Souza. A Nissan incluiu neste ano conteúdo sobre a competição em seu site, onde o internauta pode acompanhar os jogos, resultados e conhecer a história da copa. A empresa, que também passou a levar 20 clientes VIPs para jogos na Argentina, vai patrocinar na edição de 2008 a cobertura para 143 rádios no País, com o envio de informações sobre os jogos.
A Conmebol também fez sua parte para esquentar a Copa, escalando para o início da competição clássicos entre brasileiros e argentinos. E parece ter dado certo. Em clima de Libertadores, o Morumbi recebeu 47 mil pessoas no jogo entre Club Atlético Boca Juniors e São Paulo Futebol Clube.
Outro projeto é tornar a Sul-Americana uma Copa Americana, com a inclusão de mais times da América Central e do Norte. A Futebol Brasil Associados (FBA), gestora comercial da Série B do futebol brasileiro, negocia com grandes empresas para locar o nome do Campeonato Brasileiro da Série B. A FBA captou patrocínios da ordem de R$ 27 milhões neste ano.
Para a edição de 2008, pretende captar cerca de R$ 35 milhões. O presidente da FBA, José Neves Filho, diz que está negociando com grandes empresas dos segmentos de serviços, automotivo e bebidas, entre outros. "A Série B vive um momento de afirmação e credibilidade, o que começa a chamar a atenção das empresas." A presença de grandes clubes também ajuda a captar os recursos. "Seria excelente ter um Corinthians ou Flamengo

Fonte: http://www.terra.com.br/

Questão escolha simples:
Qual era a antiga patrocinadora do torneio?
a) Toyota
b) Fiat
c) Dimatos
d) Darcy Pacheco

Questão dissertativa:
Qual a duração do patrocínio do banco espanhol?
Resposta esperada:
5 anos