Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Negociação: Fusão entre a Americanas.com e o Submarino




Em 23 de novembro de 2006 as lojas virtuais Americanas.com e Submarino anunciaram a fusão entre as empresas. A nova companhia, resultante da negociação, B2W, será a maior do mercado brasileiro de comércio via Internet. Na B2W, a Lojas Americanas será acionista majoritária com 53,25% do capital social total e votante, e os acionistas da Submarino passarão a deter, em sua totalidade, ações representativas de 46,75% do capital social total da nova empresa.

O negócio, avaliado em R$ 7 bilhões cria a maior loja de comércio eletrônico brasileira, com faturamento combinado de mais de R$ 2 bilhões/ano, segundo estimativas da venda combinada dos dois sites. A estrutura do negócio prevê a distribuição de R$ 500 milhões em dividendos para os acionistas do Submarino. Isso representa o pagamento de cerca de R$ 9 para cada ação da empresa. No entanto, a Americanas.com não poderá, nos próximos quatro anos, aumentar sua fatia no capital da B2W, que alcança 53,25%, pois esta não planeja nos próximos anos incorporar operações de varejo físico, mas tem o objetivo de expandir os negócios para outros países

A Americanas.com foi fundada em setembro de 1999, colocando no ar um dos maiores sítios de comércio eletrônico do Brasil em 45 dias. Apesar de ter entrado no mercado já tarde, em uma época em que explodia a concorrência do comércio eletrônico, ela cresceu rapidamente com uma grande aceitação do público brasileiro com o primeiro sistema de cobrança de cartão de crédito online do país, e uma logística que permite entregas rápidas, em torno de 48 horas para qualquer parte do Brasil.

Incluindo a operação física e a online, a Lojas Americanas faturou cerca 4,8 bilhões de reais em 2006 (sendo um terço das vendas pela internet), enquanto as receitas do Submarino ficaram em torno de 860 milhões de reais. Juntas, as duas empresas prevêem a geração de sinergias que vão se traduzir em economias de cerca de 800 milhões de reais.

Enquanto o Submarino tem margem bruta média de 28,2%, a Americanas.com conseguia chegar a 31,2%. Na guerra do varejo, três pontos percentuais são uma enormidade. A explicação para essa diferença é a escala - não apenas a Americanas.com é maior que o Submarino, como boa parte de suas compras é feita em conjunto com a Lojas Americanas.

A nova empresa nasce com cerca de 50% do setor de vendas on-line no país, e há uma perspectiva de expansão por diversos canais de distribuição, com o objetivo de competir com as maiores empresas do varejo tradicional.

Segundo o diretor de Relações com Investidores do Submarino, Martín Escobari Lifchitz, a empresa vai buscar países com escala (boa capacidade de consumo ou população numerosa) e que ainda não possuem uma empresa dominante de comércio eletrônico.
Apesar do rápido crescimento, o comércio eletrônico representa atualmente apenas 2% do varejo brasileiro, algo como 4,3 bilhões de reais.




Questão de escolha simples:
Em que ano foi fundada a Americanas.com?
a) 1996
b) 1994
c) 1999
d) 2000


Questão dissertativa:
Em quanto foi avaliado o negócio?
R$7 Bilhões