Blog dos alunos do curso de Empreendedorismo e Sucessão da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul matriculados na disciplina 25438W-04 - Liderança e Negociação no segundo semestre de 2007 - turma 670

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Líder: Jorge Leopoldo Moraes

Sócio fundador da Georges Pastel.
A escolha do líder foi baseada nas outras tantas apresentações dos colegas, por se tratar de uma pessoa presente no cotidiano da cidade e que possui todas as características já comentadas e correspondentes a outros líderes de sucesso.
Homem humilde e trabalhador residente no interior do estado, na década de 70, veio a capital em busca de algo a mais do que seus pais o podiam proporcionar, cultivo de lavoura e produção de hortaliças...
Sem estudo, havia completado apenas o 5º ano primário, Jorge teve de ir a busca de empregos considerados básicos na época, como cargos para limpeza, organização e etc... Isso logicamente não o proporcionava um salário muito elevado, fazendo com que este trabalhasse cerca de 18h diárias para o sustento (na época não existia a prática das leis trabalhistas). Depois de alguns anos, no indo e vindo de empregos, por intermédio de sua irmã, Jorge conheceu um cidadão português, do qual sua irmã já era funcionária, este era cliente do estabelecimento onde Jorge atualmente trabalhava, que o passou a admirar por se tratar de uma pessoa incansável para o trabalho e extremamente dedicada, essas características logo fizeram com que o português o contrata-se em sua pastelaria.
Depois de algum tempo trabalhando nos dois empregos, garçom de uma churrascaria da capital e funcionário da pastelaria, Jorge teve seu potencial comprovado quando um casal de turistas que o havia visitado na tal churrascaria durante a semana toda o disse: “Meu filho, você é especial, tem um potencial enorme e vai ser muito Rico”
Era o que faltava, Jorge se sentiu entusiasmado com as palavras do casal, e partiu atrás de seu próprio negócio... Começou com a compra direta de produtos em uma indústria de doces e venda nos clientes que adquiria durante suas entregas pela capital. Com pouco tempo de trabalho, por se tratar de uma pessoa extremamente comunicativa e honesta, já vendia o suficiente para enfurecer seus concorrentes, depois de alguns anos no negócios de doces, alguns clientes o sugeriram a introduzir novos produtos em seu “reparte”. Surgiu-lhe então uma idéia, vender pastéis, mas não pastéis comuns como eram vendidos na época, pois estes era taxados com visões preconceituosas e de reclusa por se tratar de um produto simples, somente para pessoas de classe baixa e etc... Como já havia trabalhado com a produção de pastéis e sabia como funcionava aquilo tudo, foi até a antiga pastelaria onde trabalhou e reivindicou um produto novo (modelo de pastel inovador em nível de recheio), o pedido foi atendido, mas por pouco tempo, por dificuldades da própria indústria que o fornecia.
Seus clientes haviam gostado de seu novo produto, que se tratava de um pastel, mais requintado e apresentável de carne e frango. Como não tinha solução para o abandono da industria que o fornecia, isso o fez criar sua própria produção de pastéis, onde ele mesmo criaria seus produtos, da maneira como achasse necessário para atender o mercado, e isso foi muito bem aceito pelos seus clientes, pois tratariam diretamente com o fabricante do produto.
O sucesso da venda de doces foi praticamente triplicado com a venda dos pastéis, fazendo com que Jorge, passa-se a trabalhar exclusivamente com o atual produto.
Passou-se um tempo, ele casou-se e sua esposa que lhe questionou o porque de vender para os lojistas e não criar um próprio ponto de venda, junto à indústria?
Foi então que Jorge criou em 1996 a Georges Pastel na garagem de sua casa com produtos inovadores (recheios inusitados e um tamanho menor de pastel, que traria benefício ao seu cliente). Nesse momento que o “boom” de seu sucesso havia sido alcançado.
Hoje a Georges Pastel possui três pontos de venda fixos na capital, um ponto sazonal em Capão da Canoa, um centro exclusivo de produção e treinamento e desenvolvimento de funcionários localizados em Eldorado do Sul, e uma unidade Móvel, que trabalha em eventos.
Apesar de tudo Jorge ainda trabalha na indústria, todos os pastéis produzidos passam por seu controle de qualidade. Além de seu constante contato com os clientes nos Pontos de Venda.

Características do líder citado:
- Inovador – inovou o mercado algumas vezes;
- Percepção oportunista – conseguiu ver oportunidades que ninguém antes havia visto;
- Extremamente comunicativo;
- Fé – pensamento positivo em todos os momentos;
- Trabalho – levantar a manga da camisa e trabalhar faz parte;
- Humildade;
- Honestidade – todos tem que sair ganhando.
- Simpatia
Fonte: Entrevista pessoal com o Líder escolhido
Questão escolha simples:
Qual a estrutura da Georges Pastel hoje?
a) 3 lojas fixas, 1 loja sazonal, 1 indústria, 1 unidade móvel
b) 5 lojas, 2 indústria, 12 unidades móvel
c) 2 lojas, 1 indústria, 1 unidade móvel
d) 1 lojas, 1 unidade móvel
e) 20 lojas, 2 indústrias
Questão dissertativa:
Jorge começou trabalhando como empregado comum quando veio a capital, o que o inspirou para iniciar seu próprio negócio?
Resposta esperada:
Ao atender um casal de turistas no restaurante que trabalhava, Jorge se sentiu entusiasmado, ao passo que o casal o incentivou lhe dizendo que tinha potencial e seria muito rico.

* Postagem feita para o aluno TIAGO ANDERSON DA MOTTA